Você sabia que o Itaú admitiu cobrar indevidamente de seus clientes por serviços não contratados? Se cada um dos 100 milhões de correntistas tivesse perdido apenas R$ 1, isso somaria R$ 16 bilhões em 14 anos! Mas os valores reais são muito maiores, entre R$ 10 e R$ 30, totalizando até R$ 33,6 bilhões, considerando que apenas 10% dos clientes foram lesados.
O banco adotou táticas para manter essas cobranças escondidas, dificultando o cancelamento e induzindo o pagamento. E mesmo com o acordo com o Ministério Público, as exigências para reaver o dinheiro são complicadas. Os clientes precisam denunciar as cobranças até dezembro de 2025 e comprovar que não solicitaram os serviços.
Não fique no escuro! Esteja atento às suas cobranças e saiba mais sobre seus direitos. Para mais informações, confira as reportagens da coluna do Metrópoles!
#Itaú #DireitosDoConsumidor #CobrançaIndevida #JustiçaFinanceira #Transparência #FinançasPessoais