Na última quinta-feira, o Vitória assegurou um empate significativo fora de casa ao ficar no 0 a 0 contra o Defensa y Justicia, que é considerado o favorito do grupo B da Sul-Americana. Entretanto, esse resultado na Argentina prolongou o longo jejum do Rubro-Negro, que não consegue vencer fora do Brasil em competições oficiais há quase 28 anos.
A última e única vitória do clube baiano em competições internacionais fora do país ocorreu em 1997, quando derrotou o Sportivo Luqueño (PAR) por 4 a 1, em Luque, após ter vencido anteriormente no Barradão por 2 a 0. Esse triunfo garantiu ao time a passagem para a segunda fase do torneio, onde foi eliminado pelo Lanús (ARG).
Um episódio curioso daquela partida contra o Sportivo Luqueño aconteceu aos 17 minutos do segundo tempo, quando, com o placar já em 4 a 1, a torcida paraguaia começou a lançar pedras em direção ao campo, atingindo o goleiro Zé Carlos. Em resposta, os jogadores do Vitória abandonaram o campo junto com a equipe de arbitragem, que precisou de proteção para encerrar a partida.
Desde então, o Vitória disputou nove jogos fora de casa, tanto na Copa Conmebol quanto na Sul-Americana, sendo quatro deles em território internacional. Em todas essas partidas fora do Brasil, o time não conseguiu conquistar uma única vitória, mantendo assim o tabu que se estende por quase três décadas.
A próxima chance para o Vitória superar esse jejum em competições internacionais será no dia 14 de maio, quando a equipe viajará até o Uruguai para enfrentar o Cerro Largo, na quinta rodada da fase de grupos da Sul-Americana. Antes disso, o Leão buscará seus primeiros três pontos enfrentando o Cerro Largo e o Defensa y Justicia no Barradão.




