JMV News

Qual clube foi mais punido com cartões no Brasileiro na última década? Cruzeiro aparece em 5º e Atlético em 16º lugar.

Uma pesquisa inovadora, que analisou o total de cartões recebidos por todos os clubes que participaram do Campeonato Brasileiro entre 2016 e a sétima rodada da atual temporada, revelou que o Flamengo foi a equipe que menos recebeu advertências nesse intervalo, seguido pelo Corinthians. Dentre os clubes mineiros, o Cruzeiro ocupa a quinta posição no ranking de indisciplina, enquanto o Atlético é o 16º mais disciplinado. As equipes que mais sofreram punições da arbitragem foram Vitória e Juventude.

O estudo, realizado pelo site BolaVip, abrangeu 20 clubes, dos quais 19 estão competindo na edição atual do Campeonato Brasileiro (o Mirassol não participou e o Athletico-PR foi incluído na lista). Como nem todos os times analisados competiram na Série A durante todo o período, a pesquisa considerou a média de cartões por jogo como critério de comparação.

É interessante notar que os dois clubes com as maiores torcidas do Brasil também apresentaram a maior disparidade em relação às outras 18 equipes do estudo. Em nenhum outro caso no ranking foi observada uma diferença tão significativa. O Flamengo obteve uma média de 2,18 cartões por jogo desde 2016, enquanto o Corinthians teve 2,20. A diferença decimal entre o Timão e o Bahia, que ficou em terceiro lugar no quesito de menos cartões, é de apenas 0,12.

O Corinthians se destacou como a equipe que menos cometeu faltas nas últimas dez edições do Campeonato Brasileiro, com uma média de 13,2 infrações por partida, o que pode explicar seu baixo índice de cartões. O Flamengo, por sua vez, é o sexto time que menos falta cometeu no mesmo período, com 14,2 por jogo. Curiosamente, o clube carioca é o segundo que mais espera para receber um cartão: recebe uma advertência a cada 6,49 faltas cometidas. O Sport lidera esse aspecto, com uma média de 6,54 faltas até o primeiro cartão.

Por outro lado, o Vitória é a equipe que mais comete faltas e recebeu mais cartões no Campeonato Brasileiro. O time baiano é também a segunda equipe que menos atuou na Série A durante o período analisado – apenas o Juventude disputou menos partidas na elite. A média é de 2,83 cartões amarelos por jogo e 16,2 faltas cometidas por partida. Neste ano, a situação não é tão alarmante, já que, até a sétima rodada de 2025, o São Paulo lidera essa estatística.

Confira a lista dos cartões recebidos no Campeonato Brasileiro entre 2016 e 2025:
Com desfalques no meio de campo, Renato Gaúcho pode buscar opções em Xerém.
Tironi no Lance!: Desafios enfrentados pelos paulistas na Copa do Brasil, com exceção de um clube.
Série B: Coritiba supera o América-MG; Volta Redonda e Amazonas empatam.
Série C: Londrina vence o Confiança, enquanto ABC e Anápolis terminam em empate.
Ednaldo alega ter enfrentado intolerância na CBF por ser ‘um negro nordestino’.
Cuiabá aciona o proprietário da SAF do Atlético no Banco Central devido a dívida de Deyverson.
Rony, do Atlético, provoca o Cruzeiro, eliminado na Sul-Americana: ‘queriam competir’.
Atlético-MG | Próximos jogos, resultados e notícias do Galo.
Cruzeiro | Últimas novidades, jogos, contratações e mais.
Arena MRV sediará ‘o maior espetáculo de esportes radicais do mundo’; saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima