O Maracanã foi escolhido como o local para a grande final do Intercontinental Sub-20 de 2025, onde se encontrarão Flamengo e Barcelona. O clube carioca, que conquistou a Libertadores na categoria, soube nesta segunda-feira (28) que seu adversário será o Barcelona, que garantiu sua vaga ao vencer o Trabzonspor na final da UEFA Youth League. Este será o segundo encontro da competição no icônico estádio brasileiro, com a partida programada para o dia 23 de agosto, horário ainda a ser definido.
Este é o segundo ano consecutivo em que o Maracanã sediará a final; nas edições anteriores a 2024, os títulos foram disputados no Centenário de Montevidéu (Uruguai) e na La Bombonera (Argentina), onde Benfica e Boca Juniors foram os campeões, respectivamente.
➡️ Fique por dentro das novidades sobre os grandes clubes e estrelas do futebol mundial seguindo nosso canal no WhatsApp: Lance! Futebol Internacional.
Atualmente, o Flamengo é o detentor do título mundial na categoria, tendo vencido o Olympiacos na última edição, em uma emocionante virada diante de mais de 30 mil torcedores, com o resultado final de 2 a 1.
O caminho do Flamengo até a Libertadores Sub-20 foi igualmente emocionante. No dia 16 de março, após um empate em 1 a 1 com o Palmeiras, o time se sagrou campeão nos pênaltis, tornando-se o primeiro a conquistar o torneio de forma consecutiva.
Por outro lado, o Barcelona teve uma trajetória mais tranquila na Europa, dominando a Youth League com uma vitória convincente de 4 a 1 sobre o Trabzonspor. O técnico da equipe, Belletti, é um brasileiro que foi campeão do mundo em 2002 e ex-jogador do próprio clube catalão.
A final do Intercontinental Sub-20 será uma repetição do emocionante confronto entre Flamengo e Olympiacos, que se destacou na última competição. Os gregos abriram o placar com Argiris Liatsikouras, mas Caio Garcia igualou para o Flamengo, e no último instante, Felipe Teresa garantiu a virada, selando a vitória por 2 a 1 e mais um troféu para o Rubro-Negro.
O Flamengo também fez história ao se tornar o único time a marcar dois gols em finais da Copa Intercontinental Sub-20.