JMV News

Conib critica Lula por suposta manipulação da verdade ao criticar Israel

Neste domingo (1º/6), a Confederação Israelita do Brasil (Conib) emitiu uma nota onde acusa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “manipular” a realidade para fazer críticas ao Estado de Israel. A organização sustenta que Lula ataca o país, que se encontra em uma situação de vulnerabilidade em decorrência de um ataque genocida perpetrado pelo Hamas em 7 de outubro de 2023.

A declaração surgiu em resposta ao discurso de Lula durante o congresso nacional que elegeu João Campos, prefeito do Recife, como líder do PSB. Nesse momento, Lula expressou sua desaprovação em relação à decisão de Israel de construir 22 assentamentos na Cisjordânia, uma área que, de acordo com o Itamaraty, faz parte do Estado da Palestina.

“Ao deturpar a realidade, o presidente Lula busca atacar e deslegitimar o Estado judeu, que é alvo de uma ofensiva genocida do Hamas. É importante destacar que Israel não comete genocídio em Gaza; quem espalha esse discurso antissemitas busca apenas tirar proveito da situação. Israel está apenas se defendendo de uma organização terrorista que se utiliza de civis palestinos como escudo, o que é evidenciado diariamente”, afirmou a Conib.

“A comunidade judaica no Brasil vive em harmonia e segurança, mas, com suas declarações antissemitas, o presidente parece fomentar problemas para essa comunidade, incitando o antissemitismo entre seus apoiadores, numa postura irresponsável e prejudicial”, acrescentou a organização.

Esta é a segunda vez em menos de duas semanas que a confederação se manifesta contra as declarações de Lula. No dia 11 de maio, a Conib já havia apontado que as afirmações do presidente sobre o conflito entre Israel e o Hamas continham elementos antissemitas. Naquela ocasião, a entidade lamentou que “acusar judeus de matar crianças é uma das formas mais antigas e deploráveis de antissemitismo” e considerou “lamentável e perturbador” o posicionamento de Lula, que, segundo a confederação, propaga um “libelo antissemita pelo mundo”.

“Reiteramos que o Brasil é um país onde a comunidade judaica vive em paz e segurança, e as falas antissemitas do presidente Lula parecem criar um ambiente problemático para essa comunidade, ao incentivar o antissemitismo entre seus seguidores”, concluiu a Conib.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima