A partir desta sexta-feira (9), o Grand Slam de Judô está em andamento em Astana, Cazaquistão, marcando a última competição internacional antes do Campeonato Mundial da modalidade. Na estreia, o Brasil se destacou ao conquistar três medalhas de bronze.
A primeira medalha foi garantida por Natasha Ferreira, na categoria até 48kg, ao vencer a lutadora mongol Narantsetseg Ganbaatar por ippon. Logo depois, Jéssica Pereira também subiu ao pódio na categoria até 52kg, após derrotar a húngara Reka Pupp e assegurar o bronze.
Shirlen Nascimento completou o quadro de medalhas brasileiras, conquistando mais um bronze na categoria até 57kg, ao vencer a atleta neutra Irina Zueva, também por ippon.
Outros judocas brasileiros competiram nesta primeira jornada, mas não conseguiram medalhas. Chrystian Silva, na categoria até 60kg, ficou em sétimo lugar, enquanto Bianca Reis (57kg) e Ronald Lima (66kg) foram eliminados por oponentes chineses.
Os principais atletas do judô brasileiro entrarão em ação no Grand Slam de Astana neste fim de semana. A campeã olímpica Rafaela Silva fará sua estreia na categoria até 63kg na madrugada deste sábado (10), a partir das 2h (horário de Brasília). Outros judocas como Nauana Silva (63kg), Luana Carvalho (70kg), Gabriel Falcão (81kg) e Luan Almeida (81kg) também competirão, com as finais programadas para as 9h (horário de Brasília).
No domingo (11), Bia Souza fará sua estreia no Cazaquistão, com as preliminares começando às 3h (horário de Brasília). O dia ainda contará com as competições de Beatriz Freitas (78kg), Karol Gimenes (78kg), Giovani Ferreira (90kg), Marcelo Fronckowiak (90kg) e Rafael Buzacarini (+100kg).
As lutas do Grand Slam de Judô de Astana serão exibidas no canal SporTV, além das plataformas CazéTV e Canal Olímpico do Brasil no YouTube.




