A obesidade é uma condição crônica que transcende o simples excesso de peso, impactando diversos sistemas do corpo humano. De acordo com o Atlas Mundial da Obesidade 2025, estima-se que atualmente 31% dos adultos brasileiros estejam enfrentando essa condição, com uma tendência de aumento nos próximos anos.
O estudo revela que o crescimento da obesidade no Brasil tem sido constante e alarmante. Em um período de pouco mais de 20 anos, a porcentagem de adultos obesos mais que dobrou, passando de pouco mais de 12% em 2003 para quase 27% em 2019. As projeções para 2025 indicam que cerca de um terço da população adulta poderá conviver com essa enfermidade.
As previsões para o futuro são ainda mais preocupantes: o Atlas sinaliza que, até 2030, a obesidade deverá aumentar cerca de 33% entre os homens e mais de 46% entre as mulheres. Se medidas efetivas não forem implementadas, quase metade dos adultos brasileiros poderá estar obesa até 2044, um cenário que comprometerá não apenas a qualidade de vida da população, mas também sobrecarregará o sistema de saúde do país.
“Estamos lidando com uma epidemia silenciosa. Esses dados vão além de números e representam milhões de brasileiros que enfrentam limitações físicas, dores, doenças crônicas e desafios emocionais resultantes da obesidade”, alerta a nutróloga Bruna Durelli, especialista na área e fundadora da clínica LevSer Saúde.
Para ler a matéria completa e descobrir 7 sinais, acesse o Correio 24 Horas, parceiro do Metrópoles.
Acompanhe a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do WhatsApp para se manter atualizado sobre o tema!
Para se aprofundar em ciência e nutrição, confira todas as reportagens da seção de Saúde.




