Após uma performance decepcionante contra o Mushuc Runa, Marlon e sua comissão técnica concluíram que era necessário encerrar sua trajetória no Cruzeiro de forma imediata. O lateral-esquerdo chegou a Porto Alegre na sexta-feira (11/4) para firmar um contrato de empréstimo com o Grêmio. Fontes próximas ao jogador revelaram ao TEMPO Sports que a pressão em relação ao seu desempenho, especialmente por parte da torcida, foi crucial para que ele percebesse a necessidade de buscar ‘novos ares’. O Tricolor Gaúcho já havia mostrado interesse no futebol de Marlon anteriormente, apresentando uma proposta no final do ano passado.
Considerado um jogador titular entre 2023 e 2024, Marlon viu seu espaço diminuir em 2025, principalmente após a chegada do técnico português Leonardo Jardim, com o jovem Kaiki assumindo a posição. Além do Grêmio, o Red Bull Bragantino também manifestou interesse pelo atleta, sob o comando de Fernando Seabra, que já trabalhou na Toca da Raposa, embora essas conversas não tenham avançado.
Marlon Rodrigues Xavier, com 27 anos, foi contratado durante a gestão de Ronaldo Nazário após uma passagem pelo futebol turco. Ao todo, ele disputou 100 partidas oficiais com a camisa estrelada, contabilizando quatro gols e sete assistências. Agora emprestado ao Grêmio até o fim desta temporada, o paranaense ainda possui vínculo com o Cruzeiro até dezembro de 2026, o que possibilita uma transferência definitiva no futuro.