O governador Ibaneis Rocha (MDB) apresentou à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) um projeto de lei complementar que propõe a ampliação do mandato da reitora pro tempore da Universidade do Distrito Federal (UnDF) para seis anos. Simone Pereira Costa Benck assumiu o cargo de reitora em 2021, com mandato previsto para encerrar em julho de 2025. Se a proposta for aprovada pela CLDF, ela poderá continuar no cargo até 2027, alinhando-se ao término da gestão de Ibaneis no GDF.
A Lei Complementar nº 987/2021, que estabeleceu a UnDF, determina que a reitora pro tempore tenha um mandato de quatro anos para liderar a criação e a implementação da instituição de ensino superior até que ocorra a primeira consulta à comunidade acadêmica para a escolha do reitor.
A iniciativa do GDF, submetida à CLDF na terça-feira (8/4), visa estender o mandato da reitora pro tempore para seis anos. Após esse período, haverá um prazo de 180 dias para que se inicie o processo de seleção do primeiro reitor e vice-reitor da universidade, com a participação de alunos, docentes e servidores.
Gustavo Rocha, secretário da Casa Civil do DF, afirmou que a extensão do mandato da reitora tem como finalidade garantir a continuidade do processo de implantação da universidade. Ele destacou que a medida busca assegurar que as ações necessárias para o pleno funcionamento da UnDF sejam realizadas sem comprometer o princípio da gestão democrática e participativa da instituição, conforme detalhado na justificativa do projeto.
Já conferiu todas as atualizações e reportagens da coluna hoje? Visite a coluna do Metrópoles.




