JMV News

Dentista esclarece a eficácia das cápsulas mastigáveis para cuidados bucais

Nos últimos tempos, o setor de higiene bucal expandiu-se além dos tradicionais escovas, cremes dentais, fios dentais e enxaguantes. Novas inovações estão constantemente surgindo, incluindo as cápsulas mastigáveis. Mas será que elas realmente trazem benefícios?

A dentista Ilana Marques, da IGM Odontopediatria, comenta que essas cápsulas são formuladas com ingredientes que visam promover a saúde dental ao serem mastigadas e combinadas com a saliva. “Normalmente, elas incluem componentes como bicarbonato de sódio, flúor e outros que ajudam a neutralizar ácidos, combater bactérias e refrescar o hálito. Elas representam uma opção prática para manter a higiene bucal em momentos em que escovar os dentes não é viável”, explica.

Ilana ressalta que, embora as cápsulas possam ajudar a refrescar o hálito e oferecer uma limpeza temporária, elas não devem substituir a escovação e o uso do fio dental. “Essas cápsulas contêm ingredientes como bicarbonato de sódio e flúor que podem auxiliar na neutralização de ácidos e na luta contra bactérias, mas é fundamental utilizá-las como um complemento, e não como uma alternativa, dentro de uma rotina de cuidados bucais completa”, enfatiza a profissional.

Para uma análise completa, acesse a reportagem no Saúde em Dia, colaborador do Metrópoles. Acompanhe a seção de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp para se manter atualizado sobre o tema!

Para mais informações sobre ciência e nutrição, confira todas as matérias da área de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima