Entre janeiro e novembro de 2025, o Brasil registrou exportações de US$ 23,8 bilhões para os países-membros do Mercosul, o que representa um crescimento de 30% em comparação ao mesmo período de 2024, impulsionado principalmente pelo aumento nas vendas para a Argentina. Essa informação foi divulgada em um comunicado da Secretaria de Comunicação Social (Secom) à imprensa, na véspera da 67ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, que ocorrerá em Foz do Iguaçu (PR) no próximo sábado (20).
Em contrapartida, as importações dos países do Mercosul para o Brasil totalizaram US$ 16,9 bilhões nos primeiros 11 meses de 2025, uma redução de 4,1% em relação ao mesmo intervalo de 2024.
O documento também informa que as transações comerciais dentro do bloco cresceram mais de dez vezes desde a sua fundação, passando de US$ 4,5 bilhões em 1991 para US$ 49 bilhões em 2024, embora tenha havido uma leve queda de 1,6% em relação ao ano anterior.
Além disso, a Secom revelou que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva espera que, durante a reunião do Grupo Mercado Comum, sejam assinados dois memorandos de entendimento: um com a Organização Latino-Americana e Caribenha de Energia (IOLACDE) e outro com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid).
(Com informações do jornal O Estado de S.Paulo)