Os jovens talentos de Atlético e Cruzeiro foram fundamentais na conquista do título pela seleção brasileira, que aconteceu neste sábado (12) durante o Sul-Americano sub-17. Os jogadores formados nas categorias de base dos clubes mineiros fizeram parte do elenco sob a direção do técnico Dudu Patetuci, que venceu a Colômbia nos pênaltis, assegurando assim o 14º troféu do torneio para o Brasil. Entre os representantes do Atlético, o zagueiro Vitão, de 17 anos, e o goleiro Kaio Assis, de 16, contribuíram para a campanha. Vitão participou em duas partidas do campeonato, enquanto Kaio atuou como reserva do titular Arthur Jampa. Além da presença dos jovens, o Atlético contou com a colaboração de dois profissionais: o preparador de goleiros Rafael César e o analista de desempenho Matheus Dupin.
Por sua vez, o Cruzeiro teve a participação do lateral esquerdo Kauã Prates, de 16 anos, e do zagueiro Vitor Hugo, também de 16, no time. Prates, que foi titular durante o torneio, pode ter a chance de se integrar à equipe principal do Cruzeiro após a saída do lateral Marlon, ao lado de outro jovem da base, Kaiki. O Brasil garantiu sua vitória no Campeonato Sul-Americano Sub-17 ao derrotar a Colômbia na final realizada na noite deste sábado (12) em Cartagena. Após estar em desvantagem no primeiro tempo, a Seleção Brasileira conseguiu igualar o placar na etapa final e decidiu a partida nos pênaltis, onde teve 100% de aproveitamento, conquistando assim o 14º título da sua história na competição.