O Botafogo Social e Olímpico, que opera de forma independente da SAF de John Textor, está passando por um processo de reestruturação, alinhado às promessas de campanha do novo presidente João Paulo Magalhães, apoiado pelo ex-presidente Durcesio Mello. Um dos principais focos é o projeto de reforma do Mourisco Mar, a icônica sede de esportes aquáticos.
Com a piscina olímpica fora de operação há aproximadamente seis anos, o local, que é um dos pontos turísticos mais apreciados da cidade, só tem recebido eventos nos finais de semana. O custo inicial estimado para a reforma e revitalização gira em torno de R$ 14 milhões, e a diretoria está empenhada em recuperar as Certidões Negativas de Débito (CND) como parte deste esforço.
Esse valor foi definido a partir de uma análise mais abrangente realizada pela administração anterior. A nova gestão contratou uma equipe especializada para revisar os custos e tentar otimizar as despesas conforme as necessidades do espaço. A realidade, no entanto, é que a falta das CND’s pode causar atrasos significativos nos planos.
Atualmente, o Botafogo enfrenta um obstáculo que precisa ser superado para que as ações sejam implementadas de forma efetiva em General Severiano. Segundo informações do Lance!, um dos documentos necessários está condicionado ao término do parcelamento de uma dívida herdada pela SAF. Essa questão não gera conflitos internos e é vista como uma pendência a ser resolvida. As CND’s são cruciais para a apresentação de projetos através da Lei de Incentivo, que sustentou os esportes olímpicos até 2020.
Uma das alternativas para viabilizar a reforma do Mourisco Mar está sendo estudada. O clube também está em contato com empresas parceiras para explorar possibilidades de permuta, com várias negociações em andamento.
Recentemente, o Conselho Deliberativo do Botafogo Social e Olímpico aprovou um orçamento e um plano de metas para 2025, prevendo um faturamento de R$ 65 milhões. Esse planejamento abrange a manutenção das sedes (General Severiano, Mourisco e Sacopã) e investimentos nos esportes olímpicos.




