Reconhecido mundialmente por suas pregações em torno da “teoria da prosperidade”, o pastor norte-americano Todd White é alvo de alegações de uso inadequado de ofertas, dízimos e doações. As denúncias foram feitas por um grupo de ex-líderes e ex-colaboradores do ministério Lifestyle Christianity, fundado por White em 2014 em Watauga, Texas. Os ex-membros da congregação evangélica publicaram uma carta aberta repleta de acusações, que incluem até alegações de violência doméstica contra sua filha, colocando em questão sua qualificação como líder cristão.
A carta, divulgada pelo site americano Protestia, expõe anos de supostas mentiras e abusos. “Todd prega um estilo de vida que não pratica. Ele fala contra o pecado e a liberdade do pecado, mas é o mentiroso mais notório que já conhecemos”, afirma o documento.
Entre as acusações, destaca-se a alegação de que o pastor teria desviado 100 mil dólares, quantia coletada entre os fiéis da Lifestyle Christianity para melhorias no ministério infantil, que nunca foram implementadas, resultando no fechamento do espaço um ano após as doações. Além disso, ele teria feito uso impróprio de 20 mil dólares destinados à compra de um colete médico, que também não foi adquirido pela instituição.
Os ex-membros da igreja ainda acusam White de empregar recursos da congregação para contratar seguranças privados e de solicitar que ministérios parceiros fizessem cheques diretamente em seu nome, desrespeitando os protocolos do conselho administrativo. Para evitar supervisão, Todd resistiu a ser monitorado, mesmo por integrantes da diretoria, e, ao ser confrontado, dispensava aqueles que tentavam responsabilizá-lo.
Conforme o relato, o pastor tentou trazer o avivamento do seminário de Asbury para seu ministério como uma forma de amenizar as dificuldades financeiras da congregação. Além disso, os ex-membros levantam dúvidas sobre as alegações de curas milagrosas promovidas por ele: “Todd afirmou ter se livrado da apneia do sono há quatro anos, mas isso não é verdade. Ele compartilhou imagens de ‘antes e depois’ em que exibia ganho muscular, dizendo que Deus o ensinou a ser saudável — no entanto, posteriormente foi revelado que ele havia feito lipoaspiração e passou por reposição hormonal”, menciona a carta.
Todd White esteve no Brasil em fevereiro de 2020, participando do evento “The Send” em Brasília, que contou com a presença do então presidente Jair Bolsonaro (PL), que aproveitou a ocasião para manifestar sua fé em Jesus Cristo durante o evento que encheu o estádio Mané Garrincha (Eixo Monumental).




