Um incidente envolvendo uma aeronave de pequeno porte, que levava a apresentadora Lívia Andrade e mais dois passageiros, mobilizou as equipes de emergência no Aeroporto de Jundiaí, em São Paulo, na noite da última quinta-feira (29/5). A comandante Nayara Porto, responsável pelo voo da aeronave de registro PT-LHZ, compartilhou nas redes sociais na tarde seguinte (30/5) que precisou ativar o trem de pouso manualmente após três tentativas sem sucesso de abaixá-lo enquanto sobrevoavam a área do Campo de Marte, em São Paulo. A escolha pelo pouso em Jundiaí foi feita em razão da pista mais longa e do menor movimento aéreo no local.
Conforme relatado por Nayara, a aeronave, um modelo King Air E90, havia partido de Goiás com três passageiros a bordo, tendo o Campo de Marte como destino inicial. Durante o trajeto, uma falha na indicação do sistema de trem de pouso foi detectada, levando a tripulação a seguir os procedimentos padrão para tentar acioná-lo. Sem êxito, a equipe fez passagens baixas sobre a pista na tentativa de verificar visualmente a situação do trem de pouso, mas não obteve resultados conclusivos.
Diante da possibilidade de um pouso de emergência, a comandante optou por redirecionar a aeronave para o Aeroporto de Jundiaí. No local, conseguiu finalmente ativar o sistema manualmente e realizar a aterrissagem com segurança. “Adicionalmente, informo que a aeronave está com a manutenção em dia, assim como a tripulação está devidamente qualificada para o voo. Situações como essa podem ocorrer, portanto é fundamental contar com uma equipe treinada e uma manutenção adequada”, escreveu a piloto, que recebeu muitos elogios dos internautas por seu profissionalismo e calma durante a operação.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Militar e o helicóptero Águia foram mobilizados para monitorar o pouso e oferecer suporte imediato, se necessário. Felizmente, ninguém ficou ferido e os passageiros deixaram o local sem precisar de atendimento médico.
Conforme foi revelado com exclusividade pelo portal LeoDias, Lívia Andrade, que estava a bordo com seu namorado, Marcos Araújo, gravou vídeos no interior da aeronave logo após o pouso e, posteriormente, em casa, agradecendo pelas orações e pelo apoio recebido. Em uma das postagens, ela também elogiou a equipe de voo pela sua atuação durante o incidente.
A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que o pouso ocorreu com segurança às 19h37 e classificou o evento como um incidente. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado e iniciou a coleta de dados para investigar a ocorrência. A Rede VOA, que administra o Aeroporto de Jundiaí, elogiou a rápida resposta das equipes de emergência e destacou que todos os protocolos de segurança foram seguidos.