A nona rodada do Campeonato Brasileiro contará com o aguardado Clássico da Rivalidade, que colocará frente a frente Flamengo e Botafogo. A partida está marcada para este domingo (18/5), com início às 18h30, no Maracanã, mas as discussões sobre o duelo já estão em andamento.
Neste sábado (17/5), o Botafogo divulgou um comunicado expressando sua preocupação com a divisão do setor sul do estádio entre torcedores de ambas as equipes. O Alvinegro ressalta que o laudo de segurança não está sendo respeitado e que discorda dessa medida.
No último encontro, o Flamengo levou a melhor, vencendo por 1 a 0 com um gol de Léo Ortiz, mas no campeonato deste ano, o Botafogo triunfou em ambos os confrontos.
“O Botafogo vem a público para expor sua posição em relação à segurança e à operação do jogo programado para o clássico contra o Flamengo, neste domingo (18), no Maracanã, válido pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro.
1 – O Botafogo expressa sua séria preocupação com a decisão do clube mandante de vender ingressos para seus torcedores em um espaço que pertence à torcida alvinegra, localizado no Setor Sul.
2 – O laudo de segurança do Maracanã determina explicitamente que, em clássicos regionais onde a divisão de público não é de 50-50, o Setor C — para o qual o clube mandante começou a vender ingressos na sexta-feira (16) à noite — deve permanecer fechado. Essa norma tem sido seguida nos últimos dez anos desde a reabertura do Maracanã. O laudo é o documento que estabelece as condições necessárias para a realização de eventos no estádio e está sendo desconsiderado.
3 – O Botafogo não concorda com essa manobra e não endossou nenhum documento que afirme o contrário. O clube solicita que essa decisão seja revista imediatamente e que as autoridades competentes, assim como o clube mandante, assegurem a segurança dos torcedores alvinegros no estádio. Essa ação aumenta desnecessariamente os riscos à integridade física e ao bem-estar dos fãs do Botafogo.
4 – Quanto à quantidade de ingressos destinada à torcida do Botafogo para esta partida, o clube informa que garantirá a mesma porcentagem no jogo de volta.
5 – O Botafogo permanecerá atento ao cumprimento das normas e à defesa dos interesses de seu maior patrimônio: seus torcedores.
6 – O clube irá notificar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a FERJ e as autoridades competentes sobre o assunto.”
Receba as últimas notícias do mundo esportivo diretamente no seu WhatsApp! Para isso, acesse o canal de notícias do Metrópoles no WhatsApp.
Quer se manter atualizado sobre tudo que acontece no universo dos esportes e receber novidades diretamente no seu celular? Junte-se ao canal de esportes do Metrópoles no Telegram e siga também o perfil de esportes do Metrópoles no Instagram!




