A General Motors (GM) anunciou, nesta quarta-feira (24), um investimento adicional de R$ 3,5 bilhões em suas operações no Brasil. A informação foi divulgada pelo vice-presidente da GM para a América do Sul, Fábio Rua, após uma reunião com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB). O montante será utilizado para a ampliação e modernização das plantas industriais da empresa localizadas no estado de São Paulo.
Em declarações à imprensa, Rua destacou que os recursos serão direcionados para a adoção de novas tecnologias e para reforçar o compromisso da GM com a indústria brasileira. “Estamos investindo em novas tecnologias e reafirmando nosso compromisso com a indústria local”, afirmou. O executivo também mencionou que as fábricas existentes passarão por modernizações significativas, com foco no desenvolvimento de novos produtos que envolvem alta tecnologia, incluindo inteligência artificial e robótica. Além disso, a iniciativa deve contribuir para a geração de empregos na região.
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, expressou satisfação com o anúncio dos novos investimentos, que se somam aos R$ 7 bilhões já anunciados pela GM para o ano de 2024. Este investimento total demonstra a intenção da montadora de fortalecer sua presença no Brasil, especialmente em um momento em que a indústria automotiva enfrenta desafios significativos, como a transição para veículos mais sustentáveis e a concorrência global.
Durante a coletiva, Rua também foi questionado sobre a recente decisão do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) de ampliar as cotas de importação para veículos elétricos e híbridos desmontados. O executivo manifestou sua preocupação com a medida, afirmando que ela beneficia apenas uma empresa específica, sem atender às necessidades das companhias que realmente investem no Brasil. “Entendemos a decisão do governo, mas sinalizamos que não é uma decisão que atende as empresas que, de fato, investem no país. Atende, infelizmente, apenas uma empresa”, declarou Rua.
Ele ressaltou a importância de que a industrialização no Brasil seja acompanhada por políticas de estímulo que incentivem investimentos, incluindo a necessidade de cotas de importação. “Trouxemos essa proposta de que a industrialização precisa ser acompanhada de cotas de importação, de políticas de estímulo para que as empresas tenham interesse em investir no Brasil”, completou.
O investimento da GM em São Paulo reflete um movimento estratégico em um contexto de crescente demanda por inovação e sustentabilidade no setor automotivo. Com a modernização de suas plantas, a empresa não apenas busca se adaptar às novas exigências do mercado, mas também reafirma sua posição como um dos principais players da indústria no Brasil.