JMV News

Diferenças entre gripe, síndrome respiratória e pneumonia: saiba como identificá-las

Sintomas como dor de garganta, tosse e febre são comuns tanto em gripes quanto em resfriados, mas também podem sinalizar condições mais sérias, como pneumonia ou síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Embora essas doenças sejam distintas, os sintomas podem se sobrepor devido a causas semelhantes, incluindo vírus, bactérias e fungos. Por isso, especialistas enfatizam a relevância de um diagnóstico correto.

A infectologista Giovanna Orrico explica que é fundamental entender o que realmente é a gripe. Muitas vezes, o que os brasileiros chamam de “gripezinha” é, na verdade, um resfriado, que é provocado pelo rinovírus. Os sintomas desse quadro incluem coriza, dor de garganta e tosse, mas não apresentam complicações mais sérias.

Por outro lado, a gripe é provocada pelo vírus Influenza, que possui três tipos: A, B e C, sendo o A o mais perigoso. Os sinais da gripe incluem os mesmos sintomas do resfriado, mas acrescidos de febre, fraqueza e dores no corpo.

Caso não seja tratada adequadamente, a gripe pode evoluir para sintomas mais alarmantes, como falta de ar, coloração escura dos lábios, dor no peito e dificuldades para falar e respirar. Esses sinais caracterizam a síndrome respiratória aguda grave, que representa uma forma severa da gripe e também pode ocorrer em casos de Covid-19.

Para mais informações, confira a matéria completa no Correio 24 Horas, parceiro do Metrópoles.

Acompanhe nossa editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do WhatsApp para se manter atualizado sobre todas as novidades nessa área!

E não deixe de conferir todas as reportagens sobre ciência e nutrição em nossa seção de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima