Os efeitos do ciclone extratropical que se formou na última sexta-feira (30/1) sobre o oceano, entre as costas das regiões Sul e Sudeste, serão notados em diversas partes do Brasil neste fim de semana. As previsões indicam que o fenômeno trará um aumento na cobertura de nuvens, chuvas contínuas e um elevado risco de tempestades. Segundo o Meteored, a região Sudeste sentirá os impactos do ciclone de maneira mais intensa.
Além disso, o ciclone irá gerar rajadas de vento moderadas, variando entre 50 km/h e 70 km/h em áreas marítimas, especialmente nas proximidades das costas do Rio Grande do Sul, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, resultando em um mar agitado e condições desfavoráveis para navegação.
Para o sábado (31/1), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para chuvas fortes em grande parte do Brasil e tempestades para o leste da região Sul. Um alerta amarelo por chuvas intensas abrange quase todo o território nacional, com exceção de partes das regiões Norte e Nordeste. Nas áreas afetadas, são esperadas precipitações que podem chegar a 50 mm por dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h.
No Distrito Federal, Goiás, Belo Horizonte, sul da Bahia, Espírito Santo, centro-norte do Rio de Janeiro e nas costas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, haverá um alerta laranja para chuvas intensas neste sábado (31). Nesses locais, as chuvas podem atingir até 100 mm por dia, acompanhadas de ventos fortes de 60 a 100 km/h.
No domingo, a previsão sugere a possibilidade de chuvas fracas e isoladas no Paraná, São Paulo, Minas Gerais e no sul do Rio Grande do Sul. Conforme o Meteored, no Sul, chuviscos são esperados no leste gaúcho e no litoral centro-sul de Santa Catarina, enquanto pancadas de chuva devem ocorrer no Litoral Norte de Santa Catarina e nas regiões oeste, centro e leste do Paraná.
Para ficar atualizado sobre as notícias do Brasil, junte-se ao nosso canal de notícias do Metrópoles no WhatsApp. Também é possível receber as novidades pelo nosso canal no Telegram.