A iniciativa do governador Romeu Zema (Novo) para a venda da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) será o ponto principal das deliberações na última semana de atividades da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O projeto já se encontra no plenário, aguardando a conclusão das sessões para sua votação final. Com o recesso de fim de ano previsto para a sexta-feira (19), a base aliada busca resolver a questão ainda em 2025, enquanto a oposição espera conseguir prolongar o debate até o ano eleitoral.
Na quinta-feira passada (11), uma reunião extraordinária que estava agendada para às 18h foi cancelada após um consenso entre os deputados. Essa sessão seria a sexta dedicada ao tema, o que limitaria as opções da oposição para obstruir a discussão. Os apoiadores de Zema esperam que a proposta seja levada ao plenário para a votação decisiva até terça-feira (16) ou quarta-feira (17). O projeto já recebeu aprovação em primeiro turno, com 50 votos a favor e 17 contra, no dia 2 de dezembro, e agora se prepara para o segundo turno.
Nesta segunda-feira (15), uma audiência pública será realizada para debater o impacto da privatização da Copasa nos mais de 600 municípios que atualmente recebem serviços da empresa. A reunião será promovida pela Comissão de Direitos Humanos da ALMG, em resposta a um pedido de parlamentares opositores ao governo Zema.