Na última sexta-feira (9/5), o Banco Central (BC) anunciou o segundo incidente de vazamento de dados relacionados ao sistema Pix neste ano. De acordo com a instituição, informações cadastrais de 50 chaves Pix foram comprometidas.
O evento ocorreu entre os dias 31 de março e 3 de abril, impactando clientes da Cashway Tecnologia da Informação S.A. (CashWay). O BC informou que a divulgação das chaves se deu devido a “falhas pontuais nos sistemas dessa empresa”.
Entre os dados que vazaram estão o nome do cliente, CPF, a instituição financeira, agência e número da conta. O sistema Pix, que permite pagamentos em tempo real, foi implementado em 2020.
O portal Metrópoles contatou a CashWay e está aguardando um retorno. O espaço permanece disponível para atualizações futuras.
O Banco Central esclareceu que “não foram revelados dados sensíveis, como senhas, informações de transações ou saldos de contas, nem qualquer outra informação protegida por sigilo bancário”.
A autoridade reiterou que as “informações acessadas são de caráter cadastral, impossibilitando movimentações financeiras ou acesso a contas e demais dados financeiros”. Os clientes cujos dados foram expostos receberão notificações exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking da instituição, conforme afirmado pelo BC.
“Nem o BC nem as instituições associadas utilizarão outros canais de comunicação para informar os usuários afetados, como aplicativos de mensagens, ligações telefônicas, SMS ou e-mails”, destacou um trecho da nota.
Por fim, o BC anunciou que tomou as providências necessárias para apurar o ocorrido e garantiu que “serão aplicadas as sanções previstas pela regulamentação atual”.
Fique por dentro das notícias do Metrópoles no Telegram, acessando nosso canal de notícias!