A quarta edição do Tanabata Matsuri – A Lenda das Estrelas será realizada em Belo Horizonte no dia 2 de agosto, no estacionamento do Shopping Minascasa, localizado na região nordeste da cidade. Este evento comemora os 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão, além de coincidir com a Semana da Internacionalização de Minas Gerais e o Dia Estadual do Cônsul, que ocorre em 6 de agosto.
Inspirado por um dos festivais mais antigos do Japão, o Tanabata oferece uma rica programação cultural, que inclui apresentações artísticas, oficinas, pratos típicos e iniciativas de sustentabilidade. A entrada é livre.
A origem do Tanabata se remete à antiga lenda de Orihime e Kengyu, amantes que foram separados pelo Rei Celestial e podem se encontrar apenas uma vez ao ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar. Em gratidão, o casal atende aos desejos dos habitantes da Terra, que são escritos em papéis coloridos (tanzaku) e pendurados em bambus. Essa tradição foi trazida ao Brasil pelos imigrantes japoneses e começou a ser celebrada em São Paulo, no bairro da Liberdade, em 1979. Nos últimos anos, o festival tem ganhado destaque em Belo Horizonte, se firmando como um importante espaço para a troca cultural entre as comunidades brasileira e japonesa.
A programação artística do festival incluirá apresentações de instrumentos tradicionais, como koto, shakuhachi e shamisen, além de performances de tambores japoneses taiko, que serão executadas por dois grupos ao longo do dia. Haverá também oficinas de origami e diversas atividades voltadas para crianças e famílias.
Na área gastronômica, o festival promete delícias como temaki, onigiri, pokes, okonomiyaki, yakisoba e sobremesas japonesas, como manju, mochi e taiyaki. Pratos da culinária mineira também estarão disponíveis, inclusive uma oficina que ensinará a preparar o karê raissu, um prato de curry popular no Japão.
Serviço:
O que: 4ª edição do Tanabata Matsuri – A Lenda das Estrelas
Quando: Sábado, 2 de agosto de 2025
Onde: Estacionamento do Shopping Minascasa (Av. Cristiano Machado, 3411 – Ipiranga, BH)
Quanto: Entrada gratuita




