A apenas 48 horas do confronto com o Cruzeiro, programado para domingo (11) na Ilha do Retiro, o técnico português António Oliveira inicia sua trajetória à frente do Sport nesta sexta-feira (9). Sua principal tarefa será retirar a equipe da última posição na tabela do Brasileirão. Oliveira, que assume o cargo no lugar do demitido Pepa, já teve passagens pelo Cruzeiro, desembarcou em Recife na noite de quinta-feira (8) e ainda não foi oficialmente apresentado pelo clube, o que deve ocorrer ao longo do dia.
Com 42 anos e vindo de Portugal, o novo comandante não concedeu entrevistas ao chegar no aeroporto, mas atendeu a alguns torcedores que pediram fotos e autógrafos. Ao deixar o terminal, recebeu palavras de incentivo de um fã: “Vai dar certo, vamos dar a volta por cima”, disse um deles.
António Oliveira será apresentado ao grupo de jogadores nesta sexta-feira (9) e já deverá conduzir os treinamentos. Contudo, ainda não está garantido que ele estará na beira do campo durante a partida contra o Cruzeiro, pois a formalização de seu contrato no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) precisa ocorrer ainda hoje. Se não for possível, o auxiliar técnico César Lucena deverá assumir a equipe.
No Brasil, António Oliveira já atuou como auxiliar técnico no Santos e esteve à frente de clubes como Athlético-PR, Cuiabá, Coritiba e Corinthians. Sua última experiência no país foi no Corinthians, onde permaneceu por apenas cinco meses, totalizando 29 jogos, com 13 vitórias, 9 empates e 7 derrotas, o que representa uma taxa de aproveitamento de 55,1%.
Agora no Sport, ele enfrenta um grande desafio: o time é o lanterna da competição, somando apenas 2 pontos e ainda em busca da primeira vitória no Brasileirão.