JMV News

Profissionais de marketing buscam estreitar laços com influenciadores

O marketing de influência continua a ganhar destaque e a expectativa é que essa tendência se intensifique. Dados de uma nova pesquisa da Sprout Social indicam que 59% dos profissionais de marketing planejam aumentar suas parcerias com influenciadores em 2025, em comparação ao ano anterior. Em contraste, apenas 37% pretendem manter o mesmo número de colaborações com criadores de conteúdo.

A pesquisa “Q1 2025 Pulse Survey” da Sprout entrevistou 650 especialistas em marketing dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, todos envolvidos em funções relacionadas à gestão de mídias sociais e marketing de influenciadores. O estudo foi realizado online pela Glimpse entre 9 e 27 de janeiro de 2025.

Os resultados também destacaram os principais motivos pelos quais as marcas investem no marketing de influenciadores. Para 66% das empresas, essa estratégia é crucial para aumentar o reconhecimento da marca. Além disso, 59% dos entrevistados afirmaram que o marketing de influência eleva o engajamento do público, enquanto 55% acreditam que ele contribui para a credibilidade, confiança e crescimento das receitas. Por outro lado, menos da metade dos profissionais (45%) mencionou que o foco está na fidelização e retenção de clientes, e apenas 33% nas iniciativas de desenvolvimento e cocriação de produtos.

Fabio Gonçalves, diretor de talentos internacionais da Viral Nation e especialista em marketing de influência, destaca que as marcas estão cada vez mais cientes do impacto significativo que os influenciadores têm na construção de credibilidade e engajamento. “O marketing de influência deixou de ser uma mera tendência e se consolidou como uma estratégia eficaz que gera resultados palpáveis. Com consumidores cada vez mais exigentes, o boca a boca digital se tornou imprescindível, e os criadores de conteúdo são os principais agentes desse processo”, afirmou.

Ele também ressaltou que as marcas perceberam que a colaboração com influenciadores permite alcançar nichos específicos de maneira mais autêntica do que a publicidade convencional. Para o especialista, esse investimento vai além da visibilidade; trata-se de estabelecer conexões genuínas com o público-alvo. A confiança que um criador mantém com sua audiência é um ativo valioso, e as empresas estão dispostas a expandir esse tipo de parceria, cientes de que isso resulta em benefícios reais, seja em reconhecimento de marca, engajamento ou conversão de vendas.

Já conferiu todas as novidades da coluna hoje? Visite a coluna do Metrópoles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima