O Ministério da Educação (MEC) anunciou a prorrogação do prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Agora, os interessados têm até as 23h59 da próxima sexta-feira (13/6) para se inscrever. A informação foi revelada na noite da última sexta-feira (6/6), que originalmente marcava o término do período estabelecido no primeiro edital do exame.
A Página do Participante, disponível no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), já atualizou sua contagem regressiva de acordo com o novo prazo. As datas das demais etapas do Enem permanecem inalteradas, com as provas programadas para os dias 9 e 16 de novembro. Os gabaritos das questões objetivas serão disponibilizados no Portal do Inep até o décimo dia útil após a realização do segundo dia de provas.
Vale destacar que candidatos residentes em Belém, Ananindeua e Marituba realizarão a prova em datas distintas: 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Partes (COP30) na capital paraense.
Os programas ProUni, Fies e Sisu visam facilitar o acesso ao ensino superior no Brasil, utilizando as notas do Enem como critério inicial. O Enem, criado para avaliar o desempenho dos alunos ao final da educação básica, é aberto a estudantes que estejam finalizando ou já tenham concluído o ensino médio em anos anteriores.
Desde sua implementação em 2005, o ProUni oferece bolsas parciais ou integrais em instituições privadas de ensino superior para estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas em instituições particulares, com renda familiar de até três salários mínimos. Para garantir uma bolsa integral, a renda familiar deve ser de, no máximo, um salário mínimo e meio. O ProUni também apoia candidatos de grupos afirmativos e professores da rede pública em atividades, que podem se inscrever em cursos de licenciatura sem comprovação de renda.
Os participantes do Enem também podem utilizar suas notas para financiar a educação superior por meio do Fies, que oferece condições de juros menores e prazos de pagamento mais longos. Para se qualificar, é necessário que a renda familiar mensal bruta por pessoa não ultrapasse três salários mínimos (R$ 3.960).
No processo de inscrição para o Sisu, os candidatos devem selecionar até duas opções de vagas oferecidas pelas instituições participantes e indicar se concorrerão por meio de cotas ou ampla concorrência. Para serem elegíveis a qualquer um dos programas, os candidatos devem alcançar uma média mínima de 450 pontos e não ter nota zero na redação, além de ter uma renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos.
Uma novidade deste ano é que candidatos com mais de 18 anos que não completaram a educação básica poderão obter a certificação do ensino médio ao realizar o Enem. Anteriormente, a certificação era exclusiva do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Para obter o certificado, o candidato precisa atingir pelo menos 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação.
Para ficar atualizado sobre as notícias do Brasil, você pode se inscrever no canal de notícias do Metrópoles no WhatsApp ou Telegram.




