A primeira onda significativa de frio de 2025 já se faz sentir em todo o Brasil. Nesta quarta-feira (28/5), a massa de ar polar que se instalou no país está gerando chuvas fortes e uma drástica queda nas temperaturas, especialmente no Sul, onde a precipitação já ultrapassou 100 mm nas últimas 24 horas. O ar gelado avança gradualmente, com previsão de alcançar o sudoeste paulista até a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de “perigo” devido à queda de temperatura entre esta quarta e a quinta-feira (29/5), afetando 12 estados: RJ, SP, MG, PR, RS, SC, MT, MS, GO, RO, AC e AM. Além disso, chuvas intensas são esperadas em áreas isoladas do Norte e na costa do Nordeste ao longo do dia.
Conforme o Climatempo, a nova massa de ar frio, de origem polar, deve avançar pela América do Sul, com a possibilidade de impactar “de maneira significativa” o Brasil.
As capitais abaixo devem registrar temperaturas recordes:
O Inmet também emitiu alertas de “perigo” por risco à saúde devido ao acentuado declínio das temperaturas, que podem cair mais de 5°C nas regiões afetadas. A expectativa é que a onda de frio atue com maior intensidade a partir de quinta-feira, resultado das características continentais dessa massa de ar frio.
Segundo o Climatempo, a maioria das massas de ar frio que chegam ao Brasil permanecem mais tempo sobre o oceano, o que diminui seu efeito de resfriamento, ao contrário desta massa continental, que tem um “potencial de resfriamento muito superior”.
Os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná devem enfrentar chuvas intensas e ventos fortes (rajadas acima de 60 km/h), além de trovoadas e possibilidade de granizo. A instabilidade climática deve se expandir, atingindo o sul de Mato Grosso do Sul.
O Inmet também emitiu alertas de “perigo” e “perigo potencial” para chuvas intensas no Norte, além de um alerta de “perigo potencial” para acumulados de chuva no Nordeste. As previsões indicam que as chuvas podem chegar a 50 mm por dia, acompanhadas de ventos intensos, com rajadas entre 40 e 60 km/h no Norte.
Fique atualizado sobre as notícias do Brasil através do WhatsApp! Acesse o canal de notícias do Metrópoles e receba as informações em primeira mão.
Siga as notícias do Metrópoles pelo Telegram e não perca nada! Acesse o canal de notícias no Telegram.




