JMV News

Lewandowski refuta suposta negociação de trégua com o CV durante o G20

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quarta-feira (21/5), durante sua participação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, que o governo federal não estabeleceu qualquer negociação com o crime organizado para a obtenção de uma trégua durante a Cúpula do G20, realizada no Rio de Janeiro no final do ano passado.

Essa declaração foi uma resposta a questionamentos de deputados federais a respeito de uma informação veiculada pelo jornal O Globo. A Polícia Federal (PF) havia revelado que a facção criminosa Comando Vermelho (CV) teria solicitado uma pausa nas atividades criminosas durante o evento, a pedido de um “representante das autoridades”.

Segundo a PF, a ordem para a trégua teria sido dada pela liderança do CV, com o traficante Arnaldo da Silva Dias, conhecido como Naldinho, enviando uma mensagem a um aliado pedindo que “segurasse sete dias sem guerras e roubos” durante o G20, em 2024. Contudo, a Polícia Federal não conseguiu identificar a origem do pedido.

Lewandowski enfatizou que não houve qualquer acordo entre o governo e a facção criminosa. “Nós não temos qualquer conivência com o crime. É impensável que alguém do setor federal ou das forças de segurança tenha solicitado uma trégua ao crime organizado. Na verdade, nossa atuação é de combate intenso e constante ao crime organizado”, declarou. O ministro ainda citou que, apenas neste ano, o governo federal conseguiu descapitalizar o crime organizado em R$ 6 bilhões, resultado de apreensões realizadas pela Polícia Federal. Ele compareceu à CCJ para discutir a proposta de emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, proposta pelo governo.

Fique por dentro das notícias do Brasil pelo WhatsApp! Acesse o canal de notícias do Metrópoles no WhatsApp e receba atualizações. Você também pode acompanhar as novidades do Metrópoles no Telegram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima