JMV News

Governo Lula revela a criação de 130 mil novas moradias no programa Minha Casa, Minha Vida

Em uma reunião com prefeitos realizada nesta terça-feira (20/5), o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a construção de 130 mil novas moradias através do programa Minha Casa, Minha Vida. O ministro das Cidades, Jader Filho, informou que prefeitos, governadores e empresas terão a oportunidade de se inscrever no processo seletivo do programa a partir do dia 28 de maio.

A expansão do programa terá um custo estimado em R$ 14,8 bilhões, já alocados no Orçamento de 2025, provenientes do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). O anúncio ocorreu durante a abertura da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

As novas unidades habitacionais serão focadas na Faixa 1 do programa, destinada a famílias com renda mensal bruta de até R$ 2.640. Dentre as 130 mil moradias, 20 mil serão direcionadas a municípios com até 50 mil habitantes, enquanto as 110 mil restantes atenderão cidades com mais de 50 mil habitantes.

O governo também anunciou um aumento nos valores das residências que podem ser financiadas pelo programa. O ministro destacou: “O presidente Lula estabeleceu a meta de entregar 2 milhões de casas em quatro anos, e já alcançamos 1,5 milhão. Agora, essa meta será ampliada para cerca de 3 milhões de novas casas nesse mesmo período. Isso representa um avanço significativo no programa Minha Casa, Minha Vida e na política habitacional do governo federal.”

Durante o evento, Lula também mencionou a criação de um programa de crédito destinado a financiar reformas residenciais. “O cidadão que desejar reformar sua casa, construir uma garagem, um quarto ou um banheiro, terá o direito de procurar um banco e obter um crédito com as taxas de juros mais acessíveis possíveis”, afirmou o presidente.

De acordo com o ministro Jader Filho, o programa está aguardando a aprovação do chefe do Planalto para ser oficialmente lançado. A iniciativa será financiada com recursos do Fundo Social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima