JMV News

Vox Patris: o maior sino do mundo chega a Santos. Confira o vídeo

O maior sino do planeta, com um peso impressionante de 55 toneladas, altura de 4 metros e diâmetro de 4,5 metros, desembarcou no Brasil na tarde deste sábado (17/5). Batizado de Vox Patris, que significa “voz do pai”, o monumental sino, vindo da Polônia, tem como destino o novo santuário do Divino Pai Eterno, localizado na cidade de Trindade, na região metropolitana de Goiânia.

O desembarque ocorreu exatamente às 14h33, quando o sino foi transferido de um navio para uma carreta no Porto de Santos. A informação foi compartilhada no Instagram pela Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), entidade responsável pela aquisição do sino. Um vídeo divulgado nas redes sociais captura o momento em que o sino, coberto por um tecido branco, é cuidadosamente colocado sobre uma carreta de nove eixos. A jornada de mais de 10 mil km da Polônia até Santos começou na última semana de março deste ano.

“A voz do Pai Eterno agora está oficialmente em terras brasileiras. Um marco histórico e abençoado que sinaliza o início de uma nova fase na evangelização do nosso povo. Que cada tocada do Vox Patris ressoe como um convite à fé, à esperança e ao amor do Divino Pai Eterno!”, destaca a publicação da Afipe.

Inicialmente, o plano era que o sino participasse de uma missa em Santos entre os dias 11/5 e 15/4, seguido por uma passagem pelo Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, em Belo Horizonte, Minas Gerais, até o dia 20 de maio. De acordo com o cronograma, o sino também teria uma parada para uma missa na Praça dos Três Poderes, em Brasília, entre os dias 21 e 24 de maio, antes de ser entregue ao Santuário Basílica do Divino Pai Eterno em Trindade, entre os dias 26 e 28 de maio.

O Vox Patris está prestes a ser instalado no novo santuário, cuja construção se arrasta há anos. A maquete eletrônica do projeto do novo Santuário do Divino Pai Eterno, que começou a ser construído em 2012, revela uma obra com previsão orçada em cerca de R$ 1,4 bilhão, muito além dos R$ 100 milhões estimados no início.

A primeira pedra foi lançada pelo padre Robson de Oliveira em 2011, durante a romaria daquele ano. Desde então, a obra avançou lentamente, com apenas 17% de progresso até 2021. A previsão inicial era de conclusão até 2022, mas atualmente a Afipe não estipula mais um prazo exato para finalização.

O Vox Patris será uma das principais atrações da Romaria do Divino Pai Eterno em 2025, evento que atrai cerca de 3 milhões de pessoas, programado para o período de 27 de junho a 6 de julho. O sino gigante possui um design adornado com gravuras que retratam a origem da Romaria do Divino Pai Eterno, criado pelo artista goiano Silvio Morais. Também acompanharão o sino duas peças menores que farão parte do campanário do santuário.

A aquisição do sino ocorreu durante a gestão do padre Robson de Oliveira na Afipe, que posteriormente foi transferido para o interior de São Paulo após uma suspensão ligada a um processo que levantou suspeitas de desvios de dinheiro na instituição, embora o caso tenha sido arquivado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima