A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) desmantelou um torneio de futsal peculiar na Zona Sul de Manaus na noite da última quarta-feira (14/5). O evento, intitulado “2º Torneio Futconha”, oferecia como recompensa para os times vencedores porções de maconha.
A competição estava programada para ocorrer por volta das 23h em uma quadra localizada no bairro Prosamim, na Praça 14 de Janeiro. A divulgação do torneio, que circulava nas redes sociais, incluía uma imagem de uma folha de maconha. As quantidades de maconha que seriam entregues aos três primeiros colocados estavam codificadas como “pacotes de internet”, insinuando a quantidade de droga que seria distribuída aos vencedores.
Os times participantes eram compostos por amadores e apresentavam nomes alusivos à maconha, como “Só Brasa”, “Verde Esperança”, “Chapada Seleção” e “Real Biqueira”. Para se inscrever, as equipes precisavam doar 2kg de alimentos não perecíveis.
De acordo com o tenente-coronel Renan Carvalho, comandante da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), a operação foi desencadeada após uma denúncia anônima que alertou os militares sobre a possível distribuição de drogas no local. “Recebemos a informação pelo WhatsApp Denúncia do batalhão e fomos averiguar”, explicou o comandante.
Embora a ação policial tenha sido realizada, nenhuma substância ilícita foi apreendida e não houve prisões, uma vez que as porções de maconha seriam entregues apenas ao final do torneio e não estavam presentes durante a abordagem.




