Nesta quinta-feira (15/5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou suas últimas homenagens ao ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, durante o velório. Ao deixar a cerimônia, Lula fez uma declaração marcante. “O que nos consola é saber que pessoas como Pepe Mujica permanecem vivas em nossos corações”, afirmou, revelando a proximidade que tinha com o uruguaio.
A comitiva que acompanhou Lula incluiu a primeira-dama Janja, o ministro Marcio Macedo, responsável pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o senador Humberto Costa (PT-PE), presidente interino do PT, além dos deputados federais Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Guilherme Boulos (PSol-SP), e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
“Deixo este momento com um profundo pesar, pois nos últimos 15 dias enfrentamos duas perdas irreparáveis: o papa Francisco, um ser humano excepcional, com uma generosidade inigualável, e agora Pepe Mujica, que parte ao seu lado”, lamentou Lula.
O voo de Lula partiu de Brasília às 9h40 e aterrissou no Uruguai às 13h02. O presidente havia retornado a Brasília por volta das 5h desta quinta, após uma agenda na China. Lula e Mujica mantinham uma amizade ao longo dos anos, e o ex-presidente uruguaio faleceu na terça-feira (13/5), aos 89 anos. Em dezembro de 2024, Mujica foi agraciado com a medalha da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria concedida pelo Brasil.




