JMV News

“A melhor fase do Brasil” afirma Jair Renan sobre a ditadura militar

Jair Renan Bolsonaro (PL), vereador de Balneário Camboriú (SC), declarou durante uma sessão na Câmara Municipal que o período da ditadura militar, que durou de 1964 a 1985, foi “a melhor fase do Brasil” para “a maioria dos mais velhos”. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez essa afirmação na última quarta-feira (14/5) enquanto discutia um projeto de lei que propõe a criação do Dia Municipal da Democracia na cidade.

A iniciativa, apresentada pelo vereador Eduardo Zanatta (PT-SC), sugere que a data seja celebrada no dia 3 de março, em homenagem a Higino João Pio, o primeiro prefeito da cidade, que foi assassinado em 1969 durante a ditadura. Renan questionou a escolha da data de falecimento para a homenagem, afirmando: “É a primeira vez que vejo uma homenagem no dia da morte de alguém. Normalmente, isso ocorre no aniversário ou em um dia significativo da pessoa”.

Criticando o projeto do vereador do PT, Jair Renan sustentou que propostas advindas de partidos de esquerda possuem uma agenda ideológica e desafiou a caracterização do evento de 1964 como um golpe. “Que golpe foi esse em 64? O povo foi às ruas pedindo que os militares assumissem o poder, temendo a entrada do comunismo no Brasil. O Congresso votou e elegeu Castelo Branco. Que golpe foi esse?”, argumentou durante seu discurso.

Em resposta, Zanatta defendeu que a história da cidade não deve ser reescrita “por aqueles que não conhecem seu passado e negam a história do próprio país” e sugeriu que o vereador assistisse ao filme “Higino Pio: Verdade Revelada”, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura. O vereador Marcos Kurtz (Podemos) também se pronunciou, ressaltando que a discussão não se limita ao PT e que a proposta visa enaltecer a democracia. “O que está sendo discutido aqui é a instituição do Dia da Democracia para homenagear um prefeito que foi eleito, mas que não teve a oportunidade de exercer seu mandato e foi assassinado”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima