A defesa do general Walter Souza Braga Netto fez um pedido ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que os interrogatórios relacionados à ação sobre a suposta trama golpista, da qual o militar é um dos réus, não sejam transmitidos pela TV Justiça. O requerimento foi protocolado nesta sexta-feira (6/6).
Os advogados argumentam que a transmissão ao vivo das audiências dos réus contribui para a espetacularização do processo: “Essa medida não se mostra necessária para assegurar a publicidade do ato, ao mesmo tempo em que pode prejudicar o andamento do processo; na prática, serve apenas para aumentar a exposição do caso”, afirmaram.
A defesa também citou a situação das oitivas das testemunhas como justificativa para o pedido, uma vez que, nesse contexto, a imprensa teve acesso aos atos processuais em um dos auditórios do STF. “Além disso, foi determinada a proibição expressa de gravação, mas isso não impediu que os veículos de comunicação repercutissem todos os depoimentos, incluindo imagens”, destacaram.
Os interrogatórios estão agendados para ocorrer entre os dias 9 e 13 de junho. Todos os réus devem comparecer à Primeira Turma do STF para responder às indagações da Procuradoria-Geral da República (PGR) e dos ministros, exceto o general Walter Souza Braga Netto, que permanece detido no Rio de Janeiro e, por isso, prestará seu depoimento por videoconferência.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve seu pedido de adiamento do depoimento, previsto para a próxima segunda-feira (9/6), negado por Moraes, no âmbito da ação penal que investiga a suposta trama golpista. A defesa de Braga Netto também solicitou a mesma medida ao STF, que foi indeferida pelo ministro.
Além de Bolsonaro, estão incluídos no grupo 1 os investigados que foram denunciados pela PGR por suposta participação em uma trama golpista para manter Bolsonaro no poder após as eleições de 2022. A denúncia foi aceita por unanimidade, e a Primeira Turma está analisando o caso por meio de ação penal. Os integrantes da Primeira Turma são: Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.
Receba atualizações sobre o Brasil diretamente no seu WhatsApp e fique informado! Acesse o canal de notícias do Metrópoles no WhatsApp.
Receba novidades do Metrópoles pelo Telegram e mantenha-se atualizado! Entre no canal de notícias no Telegram.




