JMV News

Artista recria Belo Horizonte dos anos 40 com inteligência artificial; assista ao vídeo

Um criador de Belo Horizonte usou tecnologia de inteligência artificial para reviver a cidade como era na década de 1940, apresentando um vídeo nas redes sociais. Nele, pontos emblemáticos da capital mineira, como a Praça da Liberdade, o Parque Municipal, a Avenida Afonso Pena e a Praça da Estação, são exibidos de uma maneira que contrasta com a realidade atual, com menos veículos e um ar mais limpo.

O artista, Douglas Souza, compartilhou suas reflexões nas redes sociais, esclarecendo que o vídeo não pretende ser uma representação precisa da história, mas sim uma abordagem leve baseada em imagens do passado. “Belo-horizontinos, quero esclarecer que este vídeo não tem a intenção de ser um retrato fiel da realidade ou um documento histórico. Minha proposta é criar algo leve a partir de um passado que, em muitos aspectos, é realmente DESLUMBRANTE. Todas as imagens foram cuidadosamente pesquisadas e têm como base registros históricos da década de 40. Reconheço que a IA tem suas limitações, e replicar tudo com perfeição é um processo exaustivo e caro, além de haver inevitavelmente erros humanos. Peço desculpas por qualquer deslize”, disse ele.

Nos comentários, muitos residentes da cidade manifestaram saudade de um tempo mais simples, antes do avanço tecnológico. “Como posso sentir falta de uma época que não vivi?”, comentou uma internauta. Outra ressaltou: “Seria maravilhoso se o mundo pudesse retroceder para que as pessoas pudessem conhecer os verdadeiros valores”. Uma seguidora ainda afirmou: “Fiquei encantada, é uma verdadeira viagem no tempo! Uma pura nostalgia de um período bonito”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima