O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a implementação de um bloqueio automático e a exigência de biometria facial para a liberação de novos empréstimos consignados, uma medida que se aplica a todos os segurados. A decisão, antecipada pelo presidente da autarquia, Gilberto Waller, foi formalizada em uma publicação no Diário Oficial da União.
No despacho assinado por Waller, fica determinado o bloqueio dos benefícios “para averbação de novos descontos de empréstimos consignados”, abrangendo todos os segurados do INSS, independentemente da data em que o benefício foi concedido. O segurado pode desbloquear os valores, conforme os serviços que o INSS oferece para tal.
Durante uma coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (9/5), o presidente do INSS informou que todos os desbloqueios da margem consignável agora necessitam de reconhecimento facial. “Não há bloqueio das parcelas. Os empréstimos consignados já em andamento continuam normalmente. Para todas as operações futuras, o cidadão deverá autorizar com reconhecimento facial”, explicou.
Essa nova diretriz faz parte das alterações anunciadas pelo governo federal com o intuito de combater o escândalo relacionado a descontos indevidos em aposentadorias e pensões. As fraudes foram expostas pelo Metrópoles em uma série de reportagens que começaram a ser publicadas em dezembro de 2023.
Três meses depois, o portal revelou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidades de aposentados havia aumentado consideravelmente, atingindo R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações enfrentavam milhares de processos por fraudes nas filiações de segurados.
As reportagens do Metrópoles resultaram na abertura de um inquérito pela Polícia Federal (PF) e auxiliaram nas investigações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram citadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada em 23/4, levando à demissão do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.
Fique por dentro de todas as notícias do Metrópoles no seu Telegram! Acesse o canal para atualizações imediatas.