O intestino, uma estrutura que pode medir até nove metros, é um órgão surpreendente que abriga uma intricada rede de células nervosas, fundamentais para nossa saúde física e mental. Além de ser responsável pela digestão e pela absorção de nutrientes, ele é um pilar do sistema imunológico, concentrando cerca de 70% de suas defesas. Portanto, garantir seu bom funcionamento é vital para o equilíbrio do organismo.
De acordo com Francisco Kaiut, professor de yoga, quiroprata e terapeuta natural, a saúde intestinal impacta não apenas a digestão, mas também aspectos como sono, comportamento e emoções. Por outro lado, estados emocionais como ansiedade e estresse podem interferir na função intestinal. Um exemplo claro é a síndrome do intestino irritável, uma condição que relaciona fatores emocionais a sintomas como dor abdominal, diarreia ou constipação.
“A conexão entre o intestino e o estado emocional é tão intensa que até a biomecânica desse órgão pode ser afetada, resultando em distúrbios gastrointestinais e outros desconfortos. Assim, cuidar da saúde do intestino exige uma abordagem que una corpo e mente. É neste contexto que a prática de yoga se torna valiosa,” explica Francisco.
O yoga, uma prática milenar, envolve posturas que abrangem todas as partes do corpo, promovendo a circulação sanguínea e aumentando o suprimento de oxigênio e nutrientes para os órgãos, incluindo o intestino. Asanas específicos podem estimular o sistema digestivo e oferecer alívio para sintomas de constipação.
Para ler a matéria completa, acesse o site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles. Não esqueça de seguir nossa editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do WhatsApp para ficar por dentro de todas as novidades sobre o tema!
Para mais informações sobre ciência e nutrição, confira todas as nossas reportagens na seção de Saúde.




