JMV News

Exposição gratuita proporciona uma jornada sensorial pela história de Minas Gerais

De 27 a 30 de maio, o foyer do Expominas, em Belo Horizonte, será o cenário da exposição “Estado da Arte”, que oferece uma experiência sensorial gratuita voltada para a rica cultura mineira. Conforme informado pelos organizadores, a iniciativa busca criar um percurso envolvente que explora símbolos, sabores, sons e memórias que remetem às origens de Minas Gerais.

Com curadoria coletiva e idealizada por Tatyana Rubim, a exposição conta com o patrocínio da Cemig através da Lei Rouanet e reúne literatura, gastronomia e arquitetura para ampliar a apreciação de outras expressões artísticas do estado. As visitas têm duração aproximada de 1h10 e ocorrem das 9h às 19h, com horários especiais destinados a estudantes da rede pública local.

Sobre a mostra
Ao adentrar a exposição, os visitantes são saudados pelo “Mar de Montanhas”, um espaço inspirado em João Guimarães Rosa, que leva ao símbolo da “Praça”, representativa das cidades mineiras, especialmente do interior.

Circundando o coreto, o percurso avança por aspectos da cultura local e segue para a Estação da Música, a Casa das Boas-Vindas, a Casa das Janelas e a Igreja, onde a gastronomia, a literatura e a arte barroca são enfatizadas.

Durante a exposição, diversos nomes emblemáticos da cultura mineira são homenageados, incluindo Milton Nascimento, Clube da Esquina, Congado, Giramundo, Dona Isabel, Noemisa, Conceição Evaristo, Adélia Prado e Carlos Drummond de Andrade.

Informações sobre a Exposição “Estado da Arte”:
Local: Expominas – Avenida Amazonas, 6200, Gameleira
Data: 27 a 30 de maio
Horário: 9h às 19h
Entrada gratuita: ingressos disponíveis pelo Sympla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima