A ação policial resultou em um golpe significativo contra organizações criminosas, com a apreensão de supermaconha em uma aeronave interceptada pela Força Aérea Brasileira (FAB) na madrugada de domingo (13/4), na região de Alta Floresta, Mato Grosso (MT).
Conforme informações da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), que participou da operação em conjunto com o 8º Batalhão de Alta Floresta, o Grupo Especial de Fronteira, a Força Tática Aérea Brasileira e a Polícia Federal (PF), a carga apreendida está avaliada em cerca de R$ 150 mil. A supermaconha, que foi transportada por dois bolivianos que foram detidos durante a operação, é uma variante da cannabis com elevado teor de THC.
A droga foi levada à sede da Polícia Federal para a formalização do boletim de ocorrência.
No mesmo dia, caças A-29 Super Tucano da FAB foram mobilizados para interceptar um bimotor que adentrou o espaço aéreo brasileiro de forma irregular, seguindo uma rota frequentemente usada por traficantes de drogas. A aeronave, que decolou do Peru, foi identificada como um modelo Seneca, de prefixo PT-RBC, e cruzou a fronteira nacional por volta das 9h, sendo detectada pelos radares do CINDACTA IV.
Sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), a operação contou com o suporte da Polícia Federal e do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), vinculado à PMMT. Os pilotos da FAB seguiram os procedimentos padrão de verificação, que incluíram reconhecimento visual e comunicação com os ocupantes da aeronave.
Diante da recusa em seguir as instruções de desvio de rota, foram tomadas medidas de intervenção, resultando na descida forçada da aeronave, que acabou colidindo com o solo em uma área remota ao longo do rio São Manoel, na divisa entre os estados do Mato Grosso e Pará.
Os indivíduos, identificados apenas como J.R.S., de 32 anos, e C.A., de 31 anos, ambos bolivianos, sofreram ferimentos sérios. Um helicóptero da FAB foi acionado para o resgate, e ambos foram levados ao Hospital Regional pela equipe do Corpo de Bombeiros, onde permanecem internados sob a custódia da Polícia Federal.
Já conferiu todas as notícias e reportagens da coluna de hoje? Visite a coluna do Metrópoles.