JMV News

Especialista responde se vale a pena lavar roupas brancas com sapólio

Quem nunca passou pela frustração de lavar roupas brancas e, na hora de estender ou guardar, perceber que estão manchadas ou amareladas? Em vídeos nas redes sociais, um produto tem sido recomendado como solução para o problema: o sapólio. No mercado, o material pode ser encontrado em pó ou cremoso, mas será que é mesmo a melhor opção para essa finalidade?
Para responder a essa questão, a coluna consultou a personal organizer Valéria Albernaz. Um spoiler: ela não recomenda o uso do produto para roupas. Vem conferir!
O sapólio, indicado para limpeza pesada de áreas e itens de cozinha como panelas, pias e azulejos, é apontado na web como solução para uma limpeza mais eficaz de roupas brancas, diretamente na máquina de lavar. Na avaliação da personal organizer, o produto é muito eficiente para a finalidade original. No entanto, por ser muito abrasivo, é recomendado para sujeiras mais difíceis de retirar.
“É ideal para ser utilizado em azulejos, cubas e panelas que podem usar esse tipo de produto. A evolução dele é o sapólio cremoso, muito eficiente para lavar box, louças e metais. Não arranha”, comenta Valéria Albernaz. A versão em pó, se não for bem dissolvida na água, pode riscar algumas superfícies.
Ela também recomenda não misturar o sapólio com outros produtos de limpeza, já que a combinação pode se tornar tóxica e, inclusive, manchar mais do que limpar. O outro cuidado importante é usar com esponjas macias. O “lado verde” das esponjas comuns, por exemplo, é muito abrasivo e também pode prejudicar mais do que ajudar, neste caso.
Na avaliação da personal organizer, o uso do sapólio na lavagem de roupas pode estragar as fibras do tecido com o passar do tempo, principalmente a versão em pó. “Ele pode resolver pontualmente, mas a longo prazo, pode ser destrutivo para as roupas”, comenta, destacando que, a depender da roupa, a primeira utilização pode já causar danos.
“Tem que ter muito cuidado e saber escolher o produto certo para fazer a retirada. Para cada tipo de mancha, existe um adequado”, acrescenta Valéria Albernaz. Por outro lado, ela recomenda a utilização do sapólio na limpeza da borracha branca de tênis e sapatos. “Ele consegue fazer a retirada [da sujeira] com muita eficiência”, indica.
Como alternativa para roupas brancas, ela recomenda o percarbonato de sódio, com auxílio de água quente. Também recomendado para limpeza de superfícies, o item pode ser usado em itens têxteis. Mas, atenção: não confundir com bicarbonato de sódio, pois são produtos diferentes.
“Deixando uma peça amarelada nesse molho, você consegue resultados realmente surpreendentes na retirada de manchas, no branqueamento das roupas, sem correr o risco de danificar as fibras do tecido”, acrescenta Valéria Albernaz. O material pode ser encontrado em lojas de produtos de limpeza e na internet.
Para usar, a recomendação é dissolver 1 colher de sopa de percarbonato de sódio em 1 litro de água aquecida, acima de 40º C. Neste caso, é importante também verificar na etiqueta se a roupa suporta a temperatura. O produto também pode ser utilizado com roupas coloridas, mas somente durante a lavagem na máquina, não é indicado deixar de molho. Com roupas pretas, Valéria recomenda não usar.
Na galeria abaixo, aprenda o que significam os símbolos das etiquetas das roupas, com as instruções de higienização:
Exemplo de etiqueta de uma roupa
Instruções para lavagem de roupas
Instruções para alvejamento de roupas
Instruções para secagen de roupas
Instruções para passadoria de roupas
Instruções para limpeza a seco de roupas

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui. Também não deixe de conferir as publicações no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima