Por Lisa Richwine
LOS ANGELES (Reuters) – Como sintetizar os 45 anos de trajetória de Tom Cruise em um discurso de apenas quatro minutos? O diretor Alejandro Inarritu se referiu a essa tarefa como uma “Missão Impossível” no último domingo, durante a cerimônia em que Hollywood prestou homenagem ao renomado ator com um Oscar honorário.
Inarritu, que dirigiu Cruise em um projeto sem título programado para estrear em outubro, apresentou o ícone de “Top Gun” e destacou que seu talento transcende as acrobacias ousadas pelas quais se tornou famoso.
“Não se trata apenas de quão rápido ele corre ou quão alto ele salta”, explicou Inarritu. “É sobre a precisão com que ele escolhe se mover, essas sutis calibrações.”
Os prêmios honorários da Academia foram concedidos a Cruise e a mais três indivíduos selecionados pelo Conselho de Governadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Aos 63 anos, Cruise, que foi indicado ao Oscar quatro vezes sem nunca ter conquistado a estatueta, foi reconhecido por sua atuação em filmes como “Negócio Arriscado”, “Top Gun” (em suas duas versões) e a aclamada série “Missão: Impossível”. Ele também se destacou como um defensor ativo da indústria do cinema, que enfrenta desafios devido ao streaming e às redes sociais.
Ao aceitar o prêmio, Cruise compartilhou como as experiências cinematográficas de sua infância o impactaram. “De repente, o mundo parecia muito maior do que o que eu conhecia”, revelou para uma plateia repleta de personalidades, incluindo Steven Spielberg, Leonardo DiCaprio e Ariana Grande. Ele recordou que trabalhou em diversos empregos para juntar dinheiro para comprar ingressos de cinema.
“Farei sempre o que for necessário para apoiar esta forma de arte e dar voz a novos talentos, protegendo aquilo que torna o cinema tão especial, espero que sem muitos outros ossos quebrados”, brincou, referindo-se a uma lesão no tornozelo que sofreu durante as filmagens em 2017.
“Fazer filmes não é apenas o que eu faço. É quem eu sou”, concluiu.
A gala também prestou tributo a Dolly Parton, que recebeu o Prêmio Humanitário Jean Hersholt por suas contribuições filantrópicas, incluindo a fundação de uma biblioteca que já distribuiu mais de 300 milhões de livros para crianças. Ela aceitou o prêmio por meio de um vídeo.
Outros homenageados da noite foram a atriz e coreógrafa Debbie Allen e o diretor de arte Wynn Thomas.
Tom Cruise conquista seu primeiro Oscar: “Fazer filmes é a minha essência”




