JMV News

Comédia estrelada por Fernanda Torres e Wagner Moura retorna às telonas neste mês

Durante o mês de maio, os cinemas vão reexibir duas obras do cineasta Jorge Furtado: a comédia “Saneamento Básico, O Filme”, lançada em 2007, e o documentário “Ilha das Flores”, de 1989.

Ambos os filmes estarão de volta às salas no dia 29 de maio, como parte do projeto Sessão Vitrine Petrobras, que visa resgatar clássicos do cinema nacional e apresentá-los ao público em exibições comerciais a preços acessíveis.

“Saneamento Básico, O Filme” conta com um elenco notável. Escrito e dirigido por Jorge Furtado, o longa-metragem traz atuações de Fernanda Torres, Wagner Moura, Paulo José, Camila Pitanga, Lázaro Ramos e Bruno Garcia. O diretor expressa sua satisfação ao trabalhar com esses talentosos atores: “Foi um enorme prazer trabalhar com esse grupo de artistas brilhantes. Nós nos divertimos muito, e acredito que essa alegria que tivemos durante as filmagens se reflete na tela, tornando o filme tão divertido.”

O roteiro é inspirado nas raízes do teatro, em particular na commedia dell’arte, um gênero que sustentou o teatro por três séculos, no qual as histórias são contadas por um elenco de sete ou oito personagens. “Eu escrevi esse roteiro com a intenção de que oito comediantes se destacassem em seus papéis, por isso busquei grandes atores para cada um deles”, explica Furtado.

A narrativa gira em torno de uma pequena cidade enfrentando sérios problemas de saneamento. Sem recursos para solucioná-los, os habitantes encontram uma alternativa criativa: inscrevem-se em um edital do governo federal para realizar um filme, com a esperança de utilizar a verba para construir uma fossa.

Por sua vez, “Ilha das Flores” aborda a desigualdade no Brasil por meio da trajetória de um tomate. O curta-metragem ilustra todo o ciclo de produção, mostrando como um agricultor vende o fruto a um mercado, onde é adquirido por uma mulher que, ao perceber que está estragado, o descarta. O tomate então é levado para o aterro Ilha das Flores, onde é triado: se considerado adequado, vira ração para porcos; se não, é entregue a mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade.

Este curta foi eleito o melhor da história do Brasil pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e ocupa a 13ª posição na lista dos 100 melhores filmes brasileiros elaborada pela mesma entidade.

A Sessão Vitrine Petrobras tem como objetivo preservar a memória audiovisual do Brasil. “A conservação do patrimônio audiovisual é essencial para que as novas gerações possam ter acesso e se conectar com a rica cinematografia brasileira”, afirma Débora Butruce, preservadora e restauradora audiovisual que coordena o projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima