Na tarde de segunda-feira (30/6), a ex-BBB Hariany Almeida recorreu às suas redes sociais para relatar um triste episódio de assédio que enfrentou em Londres, especificamente no Parque Lewisham. Em entrevista exclusiva ao portal LeoDias, Hariany descreveu com profundidade o que aconteceu.
“Não é uma realidade exclusiva do Brasil; nossos corpos e nossa privacidade estão em risco em qualquer lugar do planeta. Uma detetive me revelou que, aqui em Londres, casos como esse são mais frequentes do que se imagina,” começou a ex-BBB.
“Estava com minha irmã no parque quando dois homens começaram a nos observar de forma extremamente ameaçadora. Ao tentarmos deixar o local, um deles se aproximou novamente e, de forma chocante, abaixou as calças, expondo-se. Fiquei em estado de choque e saímos correndo, apavoradas. Não queria testemunhar aquilo, me senti invadida. O mais alarmante é que o parque estava lotado, com muitos policiais e até helicópteros sobrevoando, mas isso não foi suficiente para deter essa atitude. A situação me deixou ainda mais apreensiva, especialmente considerando que havia muitas crianças e idosos ao nosso redor,” contou.
Esse evento traumático não se limitou ao momento em que ocorreu. Hariany revelou que, mesmo em um país que é visto como um exemplo em segurança, ela e sua irmã se sentiram expostas. “Não encaro minha vida como um conto de fadas; aqui, a realidade é dura. Fui assediada na Europa, um lugar que muitos consideram seguro, mas, como mulheres, continuamos vulneráveis ao assédio em qualquer lugar. Estou assustada e enojada, e embora prefira não pensar sobre isso, sinto que é necessário fazer esse alerta. A delegada que conheci ressaltou que esses casos são comuns por aqui, e que até mesmo os estupros são frequentes. Isso não deveria ser considerado normal em lugar algum,” enfatizou.
Hariany destacou a necessidade de discutir abertamente esses casos para garantir a proteção das mulheres. “Nunca imaginei que passaria por uma situação de assédio, e definitivamente, foi uma das experiências mais traumáticas que já vivi. Saí correndo com minha irmã em direção ao carro, apenas desejando escapar daquela cena,” finalizou.
A ex-BBB decidiu expor sua vivência para conscientizar outras mulheres sobre a importância de estarem atentas, denunciarem e não se calarem diante de qualquer forma de violência. “Poderia ter guardado esse trauma para mim, mas as redes sociais também podem ser um meio de alerta para situações como essa. Se tenho a oportunidade de expor essa triste realidade, quero que todos saibam,” disse a empresária.
“Confesso que, num primeiro momento, minha única reação foi correr para o carro. Fiquei paralisada, sem saber como reagir. Levei esse sofrimento comigo e não consegui registrar a denúncia no dia, pois estava muito abalada. No entanto, agora estou determinada a agir. Conversei com uma jovem que conheci aqui, e ela me orientou sobre como ainda posso formalizar a denúncia. Fiquei sabendo que quanto mais pessoas denunciarem um agressor, maior será a penalização, e espero que ele seja responsabilizado, para que isso não aconteça com mais ninguém. Quero que haja mais segurança nos parques públicos,” afirmou.
“É fundamental ressaltar que nem mesmo em locais que deveriam ser de lazer e relaxamento estamos seguros. Precisamos estar sempre em alerta, pois o perigo pode estar em qualquer lugar. Além de me preocupar com a nossa segurança, fico angustiada ao pensar nas mães que frequentam o parque com seus filhos e filhas, crianças indefesas que podem ser vítimas de situações como essa. Infelizmente, essa é uma realidade sombria que vivemos globalmente. E o mesmo se aplica aos idosos que também frequentam esses locais, que devem estar protegidos,” concluiu Hariany.




