Em 2025, “O Iluminado”, um marco do cinema de terror dirigido por Stanley Kubrick e estrelado por Jack Nicholson, celebra 45 anos. As gêmeas Grady, que aterrorizavam o jovem Danny Torrance em uma cena icônica, surpreenderam os admiradores ao divulgarem uma foto recente recriando sua famosa pose. Como estão elas atualmente?
Lisa e Louise Burns, hoje com 57 anos, compartilharam uma imagem em que aparecem lado a lado, assim como no filme, durante a estreia do documentário “Shine On”, que explora “O Iluminado”. A semelhança entre as irmãs ainda impressiona.
Esse filme foi a única produção na carreira delas. Em uma entrevista ao Daily Mail em 2015, Lisa revelou que ambas não se interessaram em continuar no mundo das artes após uma decepção: elas não foram aceitas na Royal Academy of Dramatic Arts, a mais renomada escola de atuação do Reino Unido, devido ao fato de serem consideradas profissionais por terem atuado em um filme na infância.
Consequentemente, elas decidiram seguir caminhos diferentes. Lisa se tornou advogada, enquanto Louise se destacou como cientista, com publicações em sua área, embora não tenha revelado qual é.
Apesar disso, as irmãs guardam boas memórias de suas experiências nas filmagens com Kubrick. “Todos os dias parecia que estávamos em uma festa exclusiva, sendo as mais jovens e sortudas a estarem lá”, recordaram ao Daily Mail sobre os dias de gravação, quando tinham apenas 11 anos. “Stanley nos queria no set diariamente, então, entre as cenas, brincávamos com Danny [Lloyd] e Jack [Nicholson]”.
Elas conseguiram os papéis através de um chamado público feito pelo diretor, que alterou o roteiro original do livro, onde as irmãs teriam 10 e 8 anos. No filme, ficaram marcadas como gêmeas idênticas.
Segundo Louise e Lisa, Kubrick era tão detalhista que levou uma semana para finalizar a cena de sua morte. Contudo, o departamento de figurinos dispunha de apenas um par de vestidos, o que as obrigou a gravar a cena de uma só vez. A imagem impactante das duas deitadas cobertas de sangue no corredor se tornou tão emblemática que foi incluída em um livro de Lee Unkrich sobre “O Iluminado”, publicado pela Taschen.
As gêmeas nunca imaginaram que o filme faria tanto sucesso além das bilheteiras. Nenhuma delas previu que seriam lembradas mais de 40 anos depois, mas desde então, a célebre cena do corredor já inspirou paródias em animações como “Family Guy”, “Angry Birds” e “Os Simpsons”, além de se tornar uma popular fantasia de Halloween e um tema frequente nas redes sociais.
								



