Antes de enfrentar uma sequência de derrotas em São Januário, o Vasco tinha perspectivas promissoras de assegurar uma vaga na Libertadores através do Brasileirão. No entanto, a interrupção de uma série de quatro vitórias fez com que suas chances diminuíssem consideravelmente, deixando o time em uma situação complicada para se manter entre os classificados para a Sul-Americana.
Atualmente em 11º lugar, com 42 pontos, a equipe comandada por Fernando Diniz se encontra em meio a uma tabela bastante disputada. Logo abaixo, estão Ceará e Corinthians, ambos com a mesma pontuação, enquanto o Grêmio possui 40 pontos. Mais distantes, Internacional e Santos somam 37 e 36 pontos, respectivamente. Para mirar uma vaga na Libertadores, o Vasco precisa superar uma desvantagem de 9 pontos em relação ao Fluminense, que ocupa a 7ª posição.
Na reta final do Brasileirão, o Vasco enfrentará confrontos diretos contra os times gaúchos, além de um duelo contra o Atlético-MG na última rodada, que pode já ter conquistado o título da Sul-Americana. O time também se medirá contra Bahia e Mirassol, ambos na disputa pelo G4.
➡️ Vasco conta com bom desempenho após a Data Fifa para reagir no Brasileirão contra o Grêmio
Conforme as análises do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Vasco apresenta apenas 1,7% de chances de garantir uma vaga na Libertadores. Em contrapartida, as probabilidades de se classificar para a Sul-Americana são de 80,4%, posicionando a equipe como a quarta com maior chance, atrás de Bragantino, Atlético-MG e São Paulo.
Para alcançar a principal competição do continente, o Vasco precisaria de uma campanha praticamente impecável nas rodadas finais do Brasileirão. Segundo os dados da UFMG, 54 pontos é a marca em que as chances de classificação superam as de eliminação (56,2%), o que exigiria conquistar 12 dos 15 pontos disponíveis.
➡️ Sem Cuesta, Vasco pode ter que improvisar na zaga contra o Grêmio
Caso não consiga a classificação via Brasileiro, o time ainda terá uma nova oportunidade na Copa do Brasil, onde é semifinalista. Para avançar, terá que vencer o Fluminense nos jogos programados para 11 e 14 de dezembro e, posteriormente, derrotar Corinthians ou Cruzeiro na final.
Para assegurar uma vaga na Sul-Americana, o Vasco precisa atingir 46 pontos para aumentar suas chances de classificação (53%), e com 47 pontos, a probabilidade sobe para 81,9%. Um fator que poderia favorecer a equipe seria uma vitória do Atlético-MG sobre o Lanús, abrindo uma vaga adicional para a competição.
O Vasco voltará a campo nesta quarta-feira (19), às 21h30, enfrentando o Grêmio em Porto Alegre, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Para ficar por dentro das últimas notícias do Vasco, acompanhe o Lance! Todas as informações e eventos são atualizados em tempo real.




