Dois ícones do Corinthians, Cássio e Fagner, fazem parte do atual elenco do Cruzeiro. No entanto, apenas um deles estará em campo para enfrentar seu antigo clube na Neo Química Arena. A partida está marcada para esta quarta-feira (23/7), às 19h30 (horário de Brasília), válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Enquanto Cássio é quase uma certeza na equipe celeste, Fagner não jogará. O lateral está emprestado pelo Timão ao Cruzeiro até dezembro de 2025, mas para ser escalado pelo técnico Leonardo Jardim, uma cláusula de multa teria que ser paga, o que não acontecerá por parte da SAF celeste.
O acordo firmado entre os clubes estipula que, no final de 2024, uma quantia significativa deve ser transferida para que Fagner possa atuar contra o Corinthians, que detém seus direitos econômicos. Normalmente, em empréstimos envolvendo o Cruzeiro, a multa é superior a R$ 1 milhão.
Entretanto, a diretoria do Cruzeiro, em consenso com o treinador português, optou por não acionar a multa e deixar Fagner fora da partida. Assim, William, que disputa a posição com ele, deve ser o escolhido para atuar na lateral direita.
Atualmente com 36 anos, os salários de Fagner são repartidos entre os dois clubes. Seu contrato com o Corinthians se estende até dezembro de 2026. Nascido em São Paulo, Fagner iniciou sua carreira no Corinthians, onde se profissionalizou em 2006. Passou por PSV Eindhoven, Vitória, Vasco da Gama e Wolfsburg, até retornar ao Timão em 2014.
Pelo Corinthians, acumulou 563 jogos oficiais e conquistou diversos títulos, incluindo dois Campeonatos Brasileiros. Após perder espaço na equipe, transferiu-se para o Cruzeiro em janeiro de 2025. Na nova equipe, começou como reserva de William, mas se destacou após a chegada de Jardim, totalizando até agora 14 partidas oficiais e uma assistência.
Além disso, os torcedores do Cruzeiro precisam cadastrar sua biometria facial para o duelo em São Paulo. Cássio, por sua vez, terá a oportunidade de enfrentar o Corinthians pela primeira vez, onde é considerado um ídolo. A CBF designou um árbitro do Rio de Janeiro para o confronto entre Corinthians e Cruzeiro na Neo Química Arena. O Cruzeiro, que conta com o melhor ataque do Campeonato Brasileiro, enfrentará a quinta pior defesa do torneio. Nos bastidores, a partida entre Cruzeiro e Juventude teve momentos marcantes, como o abraço de Pedrinho em Gabigol e os elogios de Jardim ao elenco.




