O Atlético enfrenta um grave risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro Sub-20. Com apenas três rodadas restantes, o Galo precisa aumentar seu número de vitórias para evitar a descida à segunda divisão. Caso isso ocorra, as repercussões podem ser profundas, como ressaltou o técnico Leandro Zago.
Na categoria de base, o foco geralmente está na formação de novos talentos, e não apenas nos resultados imediatos. No entanto, uma possível descida para a segunda divisão teria um efeito prejudicial no desenvolvimento dos jovens jogadores do Atlético.
“Isso impacta, primeiramente, a imagem do clube, que ficaria bastante prejudicada, e em segundo lugar, a performance dos atletas. Eles passariam a competir em um nível inferior, o que poderia dificultar sua evolução. Evitar o rebaixamento também é crucial para aprimorar a formação dos jogadores para a próxima temporada. Se cairmos, eles enfrentarão times tecnicamente menos capacitados, em campos que não oferecem as condições da Série A, o que resultará em um impacto significativo na sua formação”, afirmou Leandro Zago após o empate contra o Cuiabá na Arena MRV.
Zago mencionou que os jogadores das gerações de 2006, 2007 e 2008 podem sofrer uma grande perda em seu desenvolvimento. Além disso, os atletas nascidos em 2009 e 2010, considerados promissores, também sairiam prejudicados. A queda não traz apenas danos imediatos, mas também compromete o futuro a médio e longo prazo.
Atualmente, o Atlético ocupa a 18ª posição, o primeiro lugar na zona de rebaixamento, com 13 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Internacional, que ainda jogará nesta rodada. O Cuiabá, que está fora da zona de rebaixamento, está apenas dois pontos à frente do Galo.
Até o momento, o Atlético conseguiu apenas duas vitórias em 16 partidas no Brasileiro Sub-20. Nas próximas três rodadas, enfrentará o Atlético-GO, que está na última posição e pode ver seu rebaixamento confirmado, e o Flamengo, que ocupa o quinto lugar, finalizando a competição contra o Red Bull Bragantino, vice-líder. O objetivo é conquistar ao menos duas vitórias nesses jogos.
Nos últimos anos, a base do Atlético tem recebido muitas críticas. Recentemente, houve uma mudança na gestão, com a saída de Erasmo Damiani e a contratação de Luiz Carlos Azevedo. O novo gerente está implementando uma reformulação, com várias saídas e chegadas. Internamente, o Galo reconhece que o atual elenco Sub-20 não apresenta muitos potenciais, mas a situação de quase rebaixamento não era esperada.




