JMV News

Ação do Conselho Tutelar em BH visa a erradicação da exploração sexual de crianças e adolescentes

Neste sábado, dia 10 de maio, o Conselho Tutelar de Belo Horizonte realizará uma atividade dedicada ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes, que acontecerá no Parque Municipal, localizado no coração da capital mineira. Esta ação está alinhada com a campanha do ‘Maio Laranja’ e ocorrerá das 9h às 12h.

Em 18 de maio, celebra-se o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” no Brasil, uma data estabelecida pela Lei Federal 9.970/00. Segundo o Conselho Tutelar, essa comemoração representa uma conquista significativa na defesa dos direitos humanos das crianças e adolescentes em todo o país, impactando diversos municípios.

Valéria Evangelista, conselheira tutelar da região de Venda Nova, destacou que esta é a primeira vez que o órgão se mobiliza para aumentar a conscientização sobre a campanha contra o abuso sexual infantojuvenil, um problema que vem crescendo e apresentando estatísticas alarmantes. “Precisamos de visibilidade. O Conselho Tutelar, a Secretaria de Desenvolvimento de Minas e outras instituições estão priorizando o Maio Laranja em suas campanhas de políticas públicas. Esse é um crime que tem se intensificado, e ainda não temos dados precisos, pois há muitas subnotificações. O medo é grande e estima-se que cerca de 80% dos casos de abuso sexual envolvem pessoas próximas da família, como pais, tios ou amigos. Esses abusos podem causar sérias violações psicológicas e físicas no desenvolvimento da criança. Uma criança que sofre abuso sexual carrega uma marca para a vida toda”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima