Na quarta-feira (30), João Fonseca teve uma performance abaixo do esperado, marcada por um número elevado de erros, e acabou sendo derrotado pelo tenista de menor classificação nesta temporada. O holandês Jesper de Jong, que ocupa a 93ª posição no ranking mundial, demonstrou um jogo sólido, superando o brasileiro, que é o número 1 do Brasil e 65º do mundo, com parciais de 6/2 e 7/5 em sua primeira partida no Challenger de Estoril.
O brasileiro, que vinha de uma sequência impressionante de 10 vitórias consecutivas em torneios desse porte em 2025, agora se prepara para o Masters 1000 de Roma, que tem início na próxima quarta-feira. Em seguida, João também disputará o torneio de Roland Garros.
Taticamente astuto, Jong conseguiu aplicar algumas jogadas curtas que desestabilizaram o brasileiro, um jogador conhecido por seu forte jogo de fundo de quadra. O holandês também se destacou com subidas precisas à rede. Por sua vez, o número 1 do Brasil apresentou um número de erros incomum, sendo quebrado duas vezes nos games dois e oito, permitindo que o adversário levasse a primeira parcial sem sofrer ameaças em seu serviço, em apenas 29 minutos.
Na segunda parcial, Jong começou forte, quebrando o serviço do carioca logo no segundo game. Embora Fonseca tenha conseguido devolver a quebra e até empatado o set em 3/3, ele não conseguiu manter a vantagem. Quando sacou em 5/6, o brasileiro viu seu oponente finalizar a partida com um belo golpe cruzado.
Tommy Paul, que havia derrotado João Fonseca na segunda rodada do torneio de Madri no último sábado, foi eliminado nas oitavas de final, perdendo para Jack Draper por duplo 6/2. Draper enfrentará o italiano Matteo Arnaldi, que superou Frances Tiafoe por 6/3 e 7/5, nas quartas de final.