No dia 29 de abril de 2024, os fãs do Cruzeiro acordaram com uma atmosfera de expectativa: uma transformação significativa estava prestes a ocorrer. Nesta terça-feira, completa-se um ano da transação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) que passou de Ronaldo Nazário para Pedro Lourenço.
O anúncio do negócio foi feito dois dias antes, quando a notícia da venda chocou o cenário do futebol brasileiro. O Fenômeno, enfrentando desgaste com a torcida, fez um apelo a Pedrinho para que assumisse a gestão e realizasse os investimentos necessários no clube.
Na segunda-feira anterior, o dia começou com uma reunião entre Lourenço e Alexandre Mattos, escolhido para liderar o departamento de futebol e que havia assumido um cargo no América há menos de duas semanas. O encontro ocorreu no escritório de Pedrinho, na sede do Supermercados BH, da qual é fundador.
O TEMPO Sports estava presente e registrou o momento em que o novo proprietário do clube mineiro confirmou a transação e compartilhou suas expectativas. Mais tarde, Ronaldo chegaria a Belo Horizonte para formalizar o acordo, enquanto todos os olhares se voltavam para a Toca da Raposa 2.
No fim da tarde, a diretoria convocou jornalistas para uma coletiva na sala de imprensa, onde participaram Pedro, Ronaldo e Gabriel Lima, até então CEO da SAF. As principais indagações giraram em torno das razões para a venda e um balanço do que ocorreu desde que Fenômeno adquiriu o Cruzeiro em dezembro de 2021, além de questionamentos sobre os valores, que não foram divulgados na ocasião. No entanto, documentos indicam que a aquisição de 90% da SAF por Pedro Lourenço teve um custo aproximado de R$ 600 milhões.
Após esse dia, seguiu-se um período de transição na gestão, mas Lourenço e sua família, junto a Mattos, assumiram efetivamente o controle do Cruzeiro. Desde então, foram contratados 21 novos jogadores para o elenco profissional, além da passagem por três técnicos: Fernando Seabra, Fernando Diniz e Leonardo Jardim.
O Cruzeiro, maior vencedor da Copa do Brasil, busca recuperar seu destaque na competição, enquanto questões envolvendo jogadores como Dudu continuam a agitar os bastidores do clube.