Apesar do resultado surpreendente contra o Caracas-VEN, o Atlético saiu em vantagem ao término da terceira rodada da Copa Sul-Americana. Isso ocorreu porque os rivais do alvinegro no grupo E colaboraram para que o time terminasse a rodada em primeiro lugar. Na noite de quinta-feira (24), Deportes Iquique-CHI e Cienciano-PER empataram em 2 a 2, em partida realizada em Iquique, no Chile.
Além de garantir que os atletas sob o comando de Cuca permanecessem na liderança do grupo E, o empate também ‘prendeu’ Iquique e Cienciano na tabela, evitando que um deles se aproximasse do Galo. Se o Cienciano tivesse vencido, teria alcançado os cinco pontos, igualando-se ao Atlético e ao Caracas-VEN, complicando ainda mais a classificação. Uma vitória do Iquique, por outro lado, o levaria a quatro pontos, a apenas um do alvinegro.
Com esse empate, os peruanos ocupam agora a terceira posição, somando três pontos, dois a menos que o Atlético. O Iquique, por sua vez, permanece na última colocação do grupo, com apenas um ponto, quatro atrás do time brasileiro.
Com o encerramento dessa rodada da Copa Sul-Americana, o Atlético continua dependendo apenas de seus próprios resultados para avançar à próxima fase, e em primeiro lugar. O Galo lidera o grupo H com cinco pontos, igualando-se ao Caracas-VEN, que ocupa a segunda posição, mas com um saldo de gols inferior (4 contra 1).
Restando três partidas a serem disputadas, o Atlético tem a possibilidade de chegar a 14 pontos, desde que vença os três jogos restantes da fase de grupos. Desses confrontos, dois ocorrerão em casa, nas últimas rodadas, contra Caracas-VEN e Cienciano-PER. O próximo desafio é contra o Deportes Iquique-CHI, marcado para o dia 8 de maio, às 19h, no estádio Tierra de Campeones, em Iquique, no Chile.